segunda-feira, 3 de junho de 2019

CIMPOR BOM MTBO - Campeonato Ibérico Feminino de Ori-BTT

Decorreu nos dias 1 e 2 de junho, em Souselas, o CIMPOR Bairrada Orienteering Meeting em Ori-BTT, prova que, para além de ser pontuável para a Taça de Portugal PMS Alumínios, atribuiu os títulos de Campeã Ibérica 2019, nos diversos escalões.

A prova, disputada no mapa da Marmeleira, no limite norte da vila de Souselas, contou com a participação de 194 atletas, distribuídos por 17 escalões de competição, competindo em três etapas: mass start e sprint, no sábado e distância média, no domingo.



Nos termos do protocolo estabelecido entre a FPO e a FEDO, os títulos Ibéricos são disputados, por género, alternadamente em cada um dos países (o Campeonato Ibérico masculino de Ori-BTT disputou-se em Espanha) e são atribuídos através da soma dos pontos obtidos em três percursos: distância média, sprint e distância longa ou mass start. 

As atletas nacionais fizeram valer o fator casa, dominando totalmente nos escalões jovens (onde se registou um nível de participação reduzido) e alcançando resultados assinaláveis nos principais escalões de competição.

Assim, em Damas Elite, Marisa Costa, do BTT Loulé/Elevis, sagrou-se Campeã Ibérica, com a vitória nas etapas de mass start e sprint e um segundo lugar na distância média, batendo assim as espanholas Maria del Mar e Ana Varela. Por sua vez, Ana Filipa Silva, do Clube Português de orientação e Corrida, hipotecou o título de Vice Campeã, perfeitamente ao seu alcance, devido a uma desclassificação na etapa de sprint.

Em D40, Susana Pontes, do Clube de Orientação do Centro, a recuperar de prolongada lesão no ombro, subiu ao lugar mais alto do pódio, valendo-se da folgada vitória alcançada na etapa de sprint, onde deixou a concorrência a mais de 12 minutos! A espanhola Sónia Gomez  sagrou-se vice campeã, enquanto Rita Gomes do BTT Loulé/Elevis foi terceira.

Por último, no escalão D60, após três etapas extremamente disputadas, a vitória sorriu à espanhola Paloma Rodriguez, que fez a diferença logo na etapa de mass start, batendo assim Luísa Mateus, do Clube de Orientação do Centro e a também espanhola Eva Para.

O CAOS fez-se representar nesta prova pelo atleta João Pedro, que, a competir no escalão H13, não foi além do 3.º lugar, devido a um erro de leitura de um ponto de controlo que levou à sua desclassificação na etapa de mass start, em que tinha terminado em 2.º, ao sprint com David Marques, num escalão em que Martim Veríssimo, corrigiu o mau arranque da etapa de mass start, com duas vitórias folgadas nas etapas de sprint e distância média, que lhe permitiram chegar ao primeiro lugar final.


Toda a informação e resultados em https://aventurabairrada.wixsite.com/bommtbo2019.

Veja aqui algumas fotos e vídeos do evento...




Sem comentários:

Enviar um comentário