segunda-feira, 27 de março de 2023

Trofeo Quijotes - Campeonato Ibérico Feminino


A edição de 2023 do Campeonato Ibérico Feminino disputou-se nos dias 25 e 26 de março, na região de Toledo e contou com a participação de mais de 1.200 atletas, entre os quais quase duas centenas de atletas nacionais.

A competição desenrolou-se me três etapas:
Na manhã de sábado, disputou-se a distância longa em Gamonal, num mapa que apresentava duas áreas distintas, quer no tipo de terreno quer na própria cartografia, com uma área a nordeste de floresta com muros de pedra e relevo bem delineado a contratar com parte oeste, junto às partidas e chegadas, que apresentava uma área aberta com uma cartografia errática, em que o relevo parecia incoerente entre duas curvas de nível sucessivas!
À tarde, a etapa de Sprint foi disputada em Navalcan, com a organização a optar por ignorar quase completamente as ruas da vila e a levar a maior parte dos percursos para um cerro mais a norte, tornando a maioria dos percursos demasiado longos.
A distância média disputou-se no domingo, no mapa de Los Motores, a oeste de Navalcan, num agradável bosque na encosta do rio Tietar, que permitia uma rápida progressão, mas em que os muitos detalhes rochosos exigiam a máxima concentração na navegação.

Em termos competitivos, e mesmo descontando o "fator casa", os atletas do país vizinho dominaram em quase todas as frentes, deixando bem patente o sucesso da sua estratégia de desenvolvimento desportivo!

No apuramento dos títulos ibéricos, as atletas nacionais lograram alcançar pouco mais de uma dezena de resultados no "top ten", registando maior sucesso nos escalões etários mais elevados. Aqui, honra seja feita a três grandes campeãs:
  • Em D60, Luísa Mateus, do COC, venceu as três etapas com margem folgada.
  • Em D65, Isabel Monteiro, também do COC, geriu confortavelmente a vantagem de 16 (!) minutos alcançada na distância longa, impondo-se também nas outras duas etapas apesar de alguma replica das adversárias na distância média, que, ainda assim, venceu por doze segundos.
  • Em D70, Maria de São João, do CLAC, venceu também os três percursos de forma folgada, num escalão em que Fernanda Ferreira, do CAB foi terceira e Margarida Rocha, do GD 4 Caminhos, foi quarta.
Destaque ainda para oa resultados alcançados por outras duas atletas do COC, com Adelindina Lopes a ser quarta em D35 e Susana Pontes a sagrar-se vice-campeã em D40, onde deu uma boa réplica, mas acabou por perder o título na última etapa!

O CAOS esteve presente com seis atletas, sendo de realçar o sexto lugar alcançado por Paulo Silveiro, em M40.

Na competição do ibérica, Ângela Pedro classificou-se na 12.ª posição em F40, enquanto que Juliana Pedro ficou a maio da tabela em F14...

Sem comentários:

Enviar um comentário