quarta-feira, 8 de março de 2023

Desporto Escolar - CROriLVT

 Mais de duas centenas de alunos "orientados" em Mafra...


Mafra acolheu, no passado dia 4 de março, as duas primeiras etapas do Campeonato Regional do Desporto Escolar de Lisboa e Vale do Tejo.

Na semana em que se assinalou o 25.º aniversário, com honras de inauguração do novo skate park, o Parque Desportivo de Mafra recebeu quase três centenas de praticantes de orientação, com uma grande maioria de crianças, a cumprirem aqui a sua primeira competição oficial no Desporto Escolar, após quase três anos de paragem devido à pandemia.

Num mapa ideal para esta fase da competição, os percursos permitiam aos mais jovens navegar com segurança, deixando, ainda assim, aos mais experientes algumas opções de itinerário que permitiram fazer diferenças significativas...

No escalão de Infantis A, foi notória a inexperiência dos pequenos atletas, com prestações irregulares. Em masculinos, a melhor prestação foi de Salvador Gomes do AE n.º 2 de Abrantes, enquanto que em femininos, a mais regular foi Leonor Cardoso, da EB Hermenegildo Capelo (Palmela).

Neste escalão registou-se a estreia da (muito) jovem atleta do CAOS, Inês Pedro, em representação do AE Lapiás (Montelavar - Sintra) que, com apenas oito anos, cumpriu a sua primeira prova "a solo", com uma prestação promissora. Se no primeiro percurso, um erro de navegação para o ponto 7 (quando liderava a prova) a levou a perder mais de vinte minutos, na etapa da tarde realizou o seu percurso em 14:25, alcançando o segundo registo, a apenas dez segundos do melhor tempo...

Em Infantis B, a maior experiência de alguns atletas ficou bem patente, com Manuel Raposo, do COALA, em representação do AE Póvoa de Santa Iria e a nossa atleta Juliana Pedro (AE Lapiás) a vencerem ambos os percursos com marcas abaixo dos dez minutos e com margens muito folgadas para os seus adversários. Destaque ainda para a estreia de Mariana Martins, do CAOS, participando pelo AE Lapiás, que, na etapa da tarde, realizou a sua primeira prova de orientação.

Em iniciados, Alexandra Tadeu, da ES Pinhal Novo, teve o melhor registo, apesar da boa réplica de Maria Pascoal, ao passo que, nos masculinos, a competição foi mais renhida, registando-se uma margem de apenas 19 segundos entre os cinco primeiros, na primeira etapa. No percurso da tarde, o atleta do CAOS Gabriel Lopes, a competir pela Escola Profissional de Ciências Geográficas, bateu toda a concorrência, assumindo a liderança do ranking.

No competitivo escalão de Juvenis Femininos, os três lugares de pódio alternaram entre as duas etapas, com Sofia Pulquério a suplantar as suas duas companheiras do ADN Sesimbra e da ES Sampaio, Joana Canana e Carolina Rusga.

Em Juvenis Masculinos, João Pedro do CAOS/AE Lapiás impôs-se face a Nuno Matos da ES Palmela e André Pereira do ADN Sesimbra/ES Sampaio, vencendo ambos os percursos e assumindo a liderança do ranking.

A próxima prova do Campeonato do Desporto Escolar de Lisboa e Vale do Tejo está agendada para 22 de abril, em Abrantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário