domingo, 5 de fevereiro de 2023

Belém City Race II

 Quase quatro centenas de atletas "orientados" em Belém...

Bem cedo, pela manhã, o sol já nos brindava com uma vista magnífica sobre o rio Tejo e, apesar da baixa temperatura que ainda se fazia sentir, dava um vislumbre do que seria este fantástico dia para a prática da Orientação. 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Orientação encheu a zona ocidental de Lisboa e, pelo segundo ano consecutivo, a freguesia de Belém acolheu esta iniciativa, oferecendo a cerca de quatro centenas de praticantes um desafio de orientação urbana!

Desta feita, o palco foi o Terreiro das Missas, junto à Estação Fluvial de Belém, com o Tejo em pano de fundo e, o desafio, foi ainda maior uma vez que os atletas foram confrontados com um percurso de estratégia, ou seja, em vez de se limitarem a seguir o percurso marcado no mapa, era-lhes exigido que decidissem a ordem do seu percurso... e, sem deixar nenhum ponto de fora!!!

A prova contou com mais de duzentos praticantes nos escalões abertos, com muitos a darem os primeiros passos na modalidade, outros a aproveitarem para conhecer alguns dos locais emblemáticos da cidade de mapa na mão e outros, simplesmente, a "fugir" às distâncias de uma prova do circuito Portugal City Race, significativamente superiores à das provas de floresta...

Focamo-nos agora nos escalões de competição, cujos vencedores foram brindados com uma oferta de um dos parceiros da prova:

Em Seniores Masculinos, Tiago Romão, do Clube de Montanha do Funchal impôs-se à concorrência, concluindo os mais de onze quilómetros de prova no tempo de 46:25 e deixando a disputa do segundo lugar aos dois atletas que habitualmente disputam o ranking Portugal City Race, com João Ferreira a realizar o percurso em 50:08, batendo Paulo Palhinha por cinquenta segundos.

Em Seniores Femininos, tal como em 2022, a líder da prova veio do norte da Europa, com a polaca Katarzyna Slusarczyk a concluir os oito quilómetros da sua prova com o extraordinário registo de 33:00, garantindo uma margem extremamente confortável sobre as suas adversárias, Diana Ferreira, do Clube de Aventura da Bairrada, segunda com o tempo de 47:02 e Anita Bernardo, da Academia da Força Aérea, terceira com o registo de 47:31. 

Todos os resultados podem ser consultados em https://www.oricaos.com/belem-city-race#Resultados

Em resumo, a prova contou com 376 atletas, sendo 211 masculinos e 165 femininos, com a seguinte distribuição:

Os participantes tiveram ainda acesso a um desconto facultado por um dos nossos parceiros, nomeadamente na aquisição de ingressos para o 


Um agradecimento especial à Junta de Freguesia de Belém, pelo dedicado apoio na viabilização desta prova, tão "em cima da hora" e ao Museu de Marinha, que permitiu a realização da partida em massa num local tão emblemático.




Por último, uma palavra para os nossos parceiros que apoiaram na divulgação do evento, fazendo a Orientação chegar a mais pessoas!


Sem comentários:

Enviar um comentário