quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Portugal O Meeting 2020

Decorreu entre 22 e 25 de fevereiro, em Santiago do Cacém e Sines, mais uma edição do Portugal-o-Meeting, a maior prova de orientação realizada, anualmente, em Portugal.

O evento, que contou com cerca de 2.500 atletas de 36 países, ofereceu aos participantes sete desafiantes etapas, divididas em quatro classificações distintas:

Para a classificação geral do POM2020, contribuíram quatro etapas, sendo uma de distância média urbana, disputada em Santiago do Cacém, uma de distância longa em floresta, disputada junto ao Hospital do litoral Alentejano, também em Santiago do Cacém e duas de distância média em floresta, no Paiol - Sines.

Paralelamente, a etapa de distância longa era pontuável, nos escalões de elite, para o Circuito Mundial da IOF - World Ranking Event.

As duas etapas de sprint urbano, disputadas em Santo André e Sines atribuíam a classificação dos sprints urbanos.

Por último, na tarde de domingo, decorreu uma etapa de Orientação de Precisão, pontuável para a Taça de Portugal.

A decisão dos escalões de elite decorreu através do sistema de chasing start, já tradicional no POM (sistema em que a partida para a última etapa se faz pela diferença real de tempos entre os atletas, com o líder a partir primeiro) que permite que o vencedor da prova seja o primeiro atleta a cortar a meta 

Sem a presença das principais figuras mundiais da modalidade, a vitória sorriu a Aino Mänkärlä, na Elite Feminina e a Andreas Huller, na Elite Masculina.

Relativamente aos atletas nacionais, João Novo, do Clube de Orientação do Minho, foi 22.º na Elite Masculina, enquanto Beatriz Sanguino alcançou um honroso 8.º lugar na Elite Feminina.

O CAOS esteve presente com 26 atletas, a maior representação do clube na última década, registando-se como resultado mais relevante o 4.º lugar alcançado por Tiago Lopes no escalão H40, registando o melhor resultado entre os atletas nacionais neste escalão.

Coletivamente, o CAOS alcançou o 27.º lugar entre 466 clubes, a que corresponde o 9.º lugar entre os 38 clubes portugueses participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário