domingo, 13 de outubro de 2019

Troféu Ori-BTT do COA

Decorreu nos dias 12 e 13 de outubro, na localidade de Água Travessa, freguesia da Bemposta, concelho de Abrantes o Troféu Ori-BTT do COA, sexta prova da Taça de Portugal de Orientação em BTT.

O evento contou com a presença de 120 atletas e integrou duas etapas pontuáveis para o ranking:

No sábado, decorreu o Campeonato Nacional de Mass Start, em que os participantes, partindo em simultâneo com todos os atletas do mesmo escalão, cumpriam percursos de distância longo, com loops de dispersão.

No domingo, realizou-se a etapa de distância média, disputada no mapa de água Travessa, que apresentava declive médio e uma boa rede de caminhos que aumentava o leque de opções de navegação dos percursos.

Vencedores individuais e coletivos do CN Mass Start
Como era de esperar face à natureza da prova, em que, ao contrário do que é hábito na modalidade, o vencedor é o primeiro atleta a cortar a meta, a etapa do Campeonato Nacional de Mass Start reservou, para os poucos espetadores presentes, algumas disputas renhidas.

De facto, se nos escalões de elite, Paul Roothans (CN Alvito) e Marisa Costa (BTT Loulé) venceram com vantagens confortáveis, a rondar os quatro minutos, em H17 o vencedor foi determinado em cima da linha de meta, com João Francisco (UCDA) a bater Pedro Peralta (GDU Azoia) por um segundo.

Em D40, a luta foi igualmente acesa. As três atletas do pódio ficaram separadas por quinze segundos, com Sandra Rodrigues (ADFA) a arrecadar o título nacional. 
Mais renhido ainda foi o escalão H50, com os quatro primeiros separados por dezanove segundos,  e com a vitória a sorrir a Tozé Silva (COC).

No computo geral, os atletas da União Cultural de Desportiva do Arripiado garantiram cinco títulos, o BTT Loulé, três, seguindo-se Clube de Orientação do Centro e Clube da Aventura da Bairrada com dois...

Em termos coletivos, o vencedor do dia foi a UCDA, que arrecadou três títulos (Iniciados, Juvenis e Veteranos I), enquanto no principal escalão o Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze se sagrou campeão nacional.

A etapa de domingo, disputada maioritariamente na parte oeste do mapa, teve como principal curiosidade o facto de os atletas campeões nacionais na véspera não se terem conseguido impor, ou seja, com exceção do H40, em que Mário Marinheiro repetiu a vitória, houve alternância de vencedor nos principais escalões... 

Pódio Final dos Escalões H13 e D13
O CAOS fez-se representar por dois atletas, com João Pedro a alcançar o segundo lugar em H13 e o título de vice campeão nacional, atrás de Martim Veríssimo, que venceu categoricamente ambas as etapas.

Nuno Pedro, de regresso após lesão, foi segundo em Open Longo, na etapa de sábado, resultado que, face ao reduzido número de participantes nos escalões abertos, ainda lhe permitiu ascender ao terceiro lugar do pódio final deste escalão, enquanto no domingo, se classificou em 5.º no escalão H21A.

Todas as informações em www.coa.com.pt.

A próxima prova da Taça de Portugal de Ori-BTT, última etapa do ranking, disputa-se a 19 e 20 de outubro em Esposende e integra o Campeonato Nacional de Distância Longa e o Campeonato Nacional de Estafetas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário