terça-feira, 22 de outubro de 2019

Campeonato Nacional de Distância Longa de Ori BTT


Decorreu no passado sábado, 19 de outubro, em Vila Chã - Esposende, o Campeonato Nacional de Distância Longa e de Estafetas de Orientação em BTT, uma organização dos Amigos da Montanha.

A prova, pontuável para a Taça de Portugal PMS Alumínios, esteve inicialmente agendada para 14 e 15 de setembro, mas foi adiada por determinação da Autoridade Nacional de Proteção Civil devido às condições climatéricas que potenciavam risco máximo de incêndio. Ironicamente, no sábado, as condições meteorológicas voltaram a ser extremas, tendo-se verificado na região norte do país um registo de pluviosidade extremamente elevado...

Apesar das condições climatéricas adversas (que, de facto, foram mais penalizadoras para a organização do que para os atletas, uma vez que, durante a prova, a chuva deu algumas tréguas), a prova apresentou percursos desafiantes, com as pernadas típicas de distância longa, que ofereciam aos atletas diversas opções de navegação, e em que as passagens pelas ruas da aldeia de Vila Chã se constituíam como um verdadeiro labirinto...

Resultados do CND Longa de Ori BTT 
Em termos de resultados, Davide Machado e Ana Filipa Silva impuseram-se nos escalões de elite, com vantagem de oito minutos, respetivamente, sobre Daniel Marques e Marisa Costa. 

A nível individual, a União Cultural e Desportiva Arripiadense e o BTT Loulé/Elevis dominaram, arrecadando quatro títulos individuais, cada, seguidos do Clube Português de Orientação e Corrida com dois.

Coletivamente, a UCDA alcançou um domínio avassalador, arrecadando cinco dos oito títulos atribuídos.

Clubes Campeões de Estafetas
No Campeonato Nacional de Estafetas de Ori BTT, disputado no domingo, dia 20, o equilíbrio foi a nota dominante, numa prova marcada pela ausência de equipas femininas, exceção feita às juvenis femininas da UCDA.
Em seniores masculinos, o BTT Loulé/Elevis sagrou-se campeão nacional, batendo o Clube de Orientação do Centro e a Casa do Povo da Abrunheira, com uma diferença de 84 segundos entre o primeiro e o terceiro.
Também em Veteranos I e Cadetes a vitória foi discutida em cima da linha de meta, com o Clube de Orientação e Aventura a bater a UCDA por trinta segundos e o BTT Loulé/Elevis a levar a melhor sobre o União da Azóia, por meros sete segundos.
Desta forma, BTT Loulé e UCDA, os dois clubes que mais tem apostado na formação, e que apresentam maior numero de atletas em competição arrecadaram, sem surpresa, a maioria dos títulos (três cada).

O CAOS fez-se representar por dois atletas, que participaram apenas na etapa de Sábado.
Em H13, João Pedro repetiu o segundo lugar, com Martim Veríssimo a arrecadar o segundo título consecutivo, enquanto que Nuno Pedro, em H21A, se classificou na sexta posição.
Pódio H13/D13 do CND Longa de Ori BTT




Sem comentários:

Enviar um comentário