sábado, 28 de dezembro de 2019

Orientação no Parque Desportivo de Mafra


Apesar dos contratempos provocados pelo mau tempo, que incluíram, numa primeira fase, o adiamento e, em cima da nova data, a alteração do local devido à interdição do Jardim do Cerco por risco de queda de árvores, realizou-se este sábado, em Mafra, mais uma atividade de orientação.

A atividade, de caráter informal e sem controlo de tempos, contou com a presença de 41 pessoas que puderam realizar três percursos distintos:
O percurso de escolinhas, dedicado aos mais jovens, permitiu mais uma experiência a cerca de dez crianças, de idade inferior a oito anos, que nos deliciaram com a sua elevada motivação em encontrar os desenhos animados que constavam do cartão de controlo.

Várias famílias tiveram a possibilidade de contactar pela primeira vez com a modalidade, realizando um percurso fácil e, na maioria, seguindo logo para a realização do percurso de dificuldade média.

A registar o facto de mais de metade dos participantes serem crianças de idade inferior a 13 anos, situação que nos motiva a continuar a apostar neste tipo de atividades, que, em nossa opinião, deveriam ser a base da orientação em Portugal.

A atividade foi igualmente aproveitada para testar a aplicação GPS Orienteering, que permite carregar o percurso no telemóvel, validando a passagem nos pontos de controlo por posição GPS e que permite o upload dos resultados logo no final do percurso, sem necessidade de qualquer outra intervenção.

Depois de resolvidas algumas questões de pormenor, esta funcionalidade deverá permitir a criação de percursos permanentes e a implementação de rotinas de treino, sem a exigência logística de um percurso tradicional e sem o risco de furto dos equipamentos.

Amanhã, no treino de ori-BTT, testaremos a aplicação como sistema de controlo de prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário