terça-feira, 12 de novembro de 2019

Vila Verde Sprint



O distrito de Braga recebeu, no dia 9 de novembro, o Campeonato Nacional de Estafetas de Sprint e a última etapa da Taça de Portugal de sprint de orientação pedestre de 2019.

O evento contou com a presença de cerca de três centenas e meia de atletas, valores muito surpreendentes para provas de sprint. 

A primeira edição do Campeonato Nacional de Estafetas de Sprint disputou-se na manhã de sábado, no mapa do Complexo Desportivo da Rodovia, em Braga, sob condições climatéricas bastante adversas. 

A prova foi disputada num formato inovador, numa estafeta de quatro elementos, dois masculinos e dois femininos, em que, obrigatoriamente, os femininos abriam e fechavam a prova.

Em iniciados, a euipa do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, de Joane, abriu o primeiro percurso com uma vantagem bastante confortável, gerindo depois a prova para se sagrar campeã nacional, com uma vantagem de quatro minutos sobre o Grupo Desportivo União da Azóia.

Em juvenis, vitória confortável para o Grupo Desportivo dos 4 Caminhos, que deixou a equipa dos Amigos da Montanha a quase seis minutos.

Em cadetes, com apenas duas equipas em prova, os Amigos da Montanha bateram o Agrupamento de Escolas de Joane por quase nove minutos.

Em juniores, o título foi atribuído à única equipa participantes, o Ori Estarreja.

No escalão de Veteranos III, o Clube de Orientação do Centro arrecadou o título, beneficiando da desclassificação do Grupo Desportivo dos 4 Caminhos, que foi a primeira equipa a concluir o percurso.

Em Veteranos II, a prova foi decidida no terceiro percurso, com o Clube de Orientação do Centro a alcançar uma vantagem de quatro minutos sobre o Grupo Desportivo União da Azóia.

Em Veteranos I, o Grupo Desportivo dos 4 Caminhos abriu com uma vantagem superior a três minutos, que lhe permitiu gerir a prova e garantir a vitória com uma vantagem superior a dois minutos sobre o Ori Estarreja.

O escalão de Seniores foi o mais renhido. O Grupo Desportivo dos 4 Caminhos entrou muito forte, com Inês Pinto a abrir e Tiago Leal no segundo percurso a construírem uma vantagem superior a quatro minutos sobre o Clube de Orientação do Centro (Patrícia Casalinho e Gildo Silva). No terceiro percurso, André Roberto recuperou alguns segundos a Domingos Martins. No quarto percurso, Helena Lima conseguiu recuperar mais de quatro minutos a Inês Alves, ainda assim insuficiente para anular a vantagem do COC que, no final, se cifrou em vinte e seis segundos.


Vila Verde recebeu, na tarde do mesmo dia, a última etapa da Taça de Portugal de Sprint, num mapa urbano, com pouco desnível e com ruas largas, privilegiando a velocidade e a rápida escolha das opções de itinerário.

Com os vencedores do ranking já definidos na maioria dos escalões, o destaque vai para as vitórias de dois atletas do Grupo Desportivo dos 4 Caminhos. Inês Pinto, em Damas Elite, bateu a ainda júnior Helena Lima do Clube de Orientação do Centro, enquanto Tiago Leal, em Homens Elite, levou a melhor sobre Rafael Miguel do Ori Estarreja. Manuel Lopes, da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, registou o quarto lugar a quase três minutos do vencedor, registo que, ainda assim, lhe permitiu garantir a vitória final no ranking, com uma vantagem tangencial de três pontos sobre Tiago Leal.

O CAOS fez-se representar na prova com cinco atletas.

Nos escalões de formação, Juliana Pedro e Inês Pedro participaram em D10.

A competir no escalão H14, João Pedro registou o 13.º tempo, garantindo o terceiro lugar final no ranking.

Em D40, Ângela Pedro foi segunda, atrás de Paula Gonçalves e com uma vantagem de meros treze segundos sobre Ana Margarida Vaz.

Face à ausência de Nuno Ferreira, que dominou a maioria das provas, o escalão H40 foi o mais renhido com três atletas separados por apenas trinta e seis segundos. Nuno Pedro realizou o percurso em 16:14, batendo Jorge Marques (por apenas nove segundos) e Daniel Filipe, que foi terceiro. Com a vitória alcançada, Nuno Pedro garantiu o segundo lugar num ranking em que o CAOS conquista  também o terceiro lugar, através de Jorge Santos, ausente desta etapa.
Vila Verde Sprint - Pódio dos Escalões H40/D40
Consulte aqui a informação e resultados.

Rankig final da Taça de Portugal de sprint disponível em http://www.orioasis.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário