domingo, 24 de novembro de 2019

Campeonato Nacional Absoluto


A vila medieval de Monsaraz recebeu, nos dias 23 e 24 de novembro, o Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre.

A prova, que encerrou a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre, contou com a participação de mais de quatrocentos atletas e disputou-se em duas etapas de distância média.

No sábado, realizou-se a prova de apuramento, disputada em duas mangas masculinas e duas femininas, que definiu os sessenta finalistas de cada género.

Em femininos, a prova foi disputada por 63 atletas, incluindo diversas atletas espanholas, facto que conferia apuramento direto a todas as atletas que concluíssem o percurso. Deste modo, o resultado servia apenas para estabelecer a ordem de saída da final, definida pela ordem inversa da classificação obtida.

Mariana Moreira, do CPOC, dominou com larga vantagem, concluindo os 3,7 km do percurso em 29:44, com uma vantagem de 2:32 sobre Helena Lima, do COC, a segunda classificada na manga B, e de 2:36 sobre Inês Pinto,  do GD4C, vencedora da manga A.

Na final de domingo, Mariana Moreira voltou a fazer valer a sua experiência, concluindo os 4,5 km de prova com o tempo de 36:17 e batendo a sua colega de equipa Beatriz Sanguino e Inês Pinto, que completaram o pódio.

Coletivamente, o título foi conquistado pelo Clube de Orientação do Centro, com Helena Lima (4), Susana Pontes (8), Patrícia Casalinho (11), Adelindina Lopes (15) e Catarina Castelão, que fechou em 16.º lugar.

Em masculinos, a competição era mais renhida, uma vez que, dos 136 participantes, apenas os melhores 60 garantiam o apuramento. Tiago Romão, do CMO Funchal, realizou os 5,2km em 30:44, vencendo a manga B com uma vantagem superior a quatro minutos e estabelecendo o melhor tempo ao bater os 32:00 alcançados por João Novo, do .COM, na manga A.

Repetindo a performance da véspera, Tiago Romão sagrou-se campeão nacional absoluto masculino, realizando o percurso de 6 km em 32:28, com uma confortável vantagem de 2:21 sobre Tiago Leal do GD4C. O pódio ficou fechado pela jovem promessa do GDU Azóia, Vasco Mendes, que concluiu o seu percurso em 35:57, confirmando o bom resultado obtido no apuramento, onde obteve o terceiro melhor registo.

O clube campeão nacional foi o Grupo Desportivo dos 4 Caminhos, que contou com as performances de Tiago Leal (2), Luís Leite (13), Domingos Martins (17), Vitor Delgado (20) e Filipe Dias, que fechou em 23.º lugar.

Tendo optado por participar nos escalões da Taça de Portugal em detrimento dos apuramentos para o Campeonato Nacional Absoluto (uma prerrogativa introduzida no regulamento de competições desta época), o CAOS fez-se representar por atletas, com cinco nos escalões de formação.
Em H40, aproveitando a participação de alguns dos principais adversários no Campeonato Nacional Absoluto, Jorge Santos venceu ambos os percursos, alcançando o primeiro lugar do pódio onde teve a companhia de Cláudio Ramos, em terceiro lugar.

Em D21B, Ângela Aires foi segunda da geral, resultado que lhe permitiu confirmar a vitória no Ranking da Taça de Portugal.




Sem comentários:

Enviar um comentário