quarta-feira, 31 de julho de 2024

Silva O Camp

Três jovens do CAOS estiveram a treinar na Chéquia...


No âmbito da aposta do clube na formação técnica das suas jovens promessas, três jovens do CAOS tiveram a oportunidade de participar no Silva O Camp, o mais prestigiado campo de treinos de orientação a nível internacional, que decorreu em Vidnava, no leste da Chéquia, entre os dias 21 e 28 de julho.


Este projeto, com mais de duas décadas, consiste num modelo de acampamento juvenil, focado no treino técnico de orientação, mas sem descurar o convívio entre os jovens, promovendo também a troca de experiências entre os técnicos que enquadram os grupos de treino.

O campo contou com a presença de duas centenas e meia de jovens, provenientes de dez países, com idades entre os 8 e os 16 anos e com elevada heterogeneidade técnica, que ia desde alguns jovens de nível internacional, altamente focados no seu desempenho técnico, passando por jovens promissores que constituem segundas linhas das respetivas seleções (como era o caso dos espanhóis), mas também por muitos a dar os primeiros passos na modalidade ou a procurar reforçar a sua aprendizagem... 

Curioso foi constatar a forte presença de jovens de países como Israel, Turquia e Ucrânia, reflexo num forte investimento destes países na formação de base dos seus jovens...

O programa incluiu dez sessões de treinos técnicos específicos, diversas atividades desportivas e de convívio e três etapas de cariz competitivo que integraram a Silva Cup 2024, sendo uma de distância média tradicional, uma de sprint urbano e a terceira, de distância média, em chasing start.

Neste particular, João Pedro viu-se afastado da luta pelo pódio em M18 ao sofrer uma entorce na primeira etapa, que acabou por condicionar todo o estágio. 
Gabriel Lopes saltou um ponto de controlo na ultima etapa, quando defendia um resultado interessante, a meio da tabela do escalão M16. 
Em W14, Juliana Pedro, depois de uma prestação modesta na primeira etapa (13.ª) e de um resultado muito abaixo do seu potencial no sprint (17.ª) revelou toda a sua garra na etapa final, onde, partindo do décimo terceiro posto, conseguiu recuperar sete posições, para cortar a meta na sexta posição da geral, entre 48 atletas (e com o quarto registo da etapa)...

Sem comentários:

Enviar um comentário