domingo, 30 de abril de 2023

EMTBOC Loulé 2023

Mais um evento grande evento internacional... com Davide Machado "de prata"!


A orientação nacional está uma vez mais de parabéns!
Após um adiamento de dois anos devido à pandemia de COVID19, o Campeonato da Europa de Orientação em BTT decorreu entre 26 e 29 de abril, em Loulé, numa organização da Federação Portuguesa de Orientação, em parceria com sete clubes, entre os quais, o CAOS que esteve presente com sete elementos, cinco dos quais em permanência. 

A prova contou com quase duas centenas dos melhores atletas europeus, provenientes de 17 países que disputaram os títulos europeus de Seniores, Juvenis e Juniores.

Na elite masculina o domínio foi para a Chéquia, que lcançou quatro das nove medalhas, com Vojtech Stransky a conquistar o ouro na distância média e Krystof Bogar no sprint, ficando o finlandês Samuel Pokala com o título da mass start após uma luta renhida com Davide Machado, medalha de prata a apenas um segundo!

Na elite feminina o destaque vai pata a Dinamarca que arrecadou três medalhas, sendo duas de ouro, por Camilla Soegaard, na média e Nikoline Splittorff, na mass start. O ouro do sprint pertenceu a Kaarina Nurminen, que assim contribui para o pecúlio de três medalhas da Finlândia.

Perante o domínio nórdico nas provas individuais havia grande expetativa para a prova rainha da competição: a estafeta mista onde só não se registou uma enorme surpresa devido a um furo na parte final da terceira manga que retirou um título quase certo à improvável seleção italiana que, abrindo a prova com uma atleta ainda junior, passou no ponto espetadores com Riccardo Rossetto a tentar gerir "com o aro no chão" uma vantagem de cerca de trinta segundos e a ser ultrapassado em cima da meta por Teemu Kaksonen, apesar de uma resistência estóica... 

Sem comentários:

Enviar um comentário