terça-feira, 27 de setembro de 2022

Avis O Weekend

Três excelentes etapas de Orientação no Alto Alentejo!

Durante este fim de semana, o  município de Avis acolheu três etapas de orientação, pontuáveis para três rankings:
Na manhã de sábado, a Aldeia de Figueira e Barros acolheu uma etapa do Ranking Regional, disputada  num mapa misto, que alternou uma área urbana, de ruas lineares com uma área rural com muitos detalhes rochosos, que obrigava os atletas a adaptar a orientação às diferentes velocidades de corrida...
O CAOS participou com 8 atletas com bons resultados...

À tarde, a vila de Avis acolheu mais uma etapa da Taça de Portugal de Sprint, num percurso rápido e exigente fisicamente.
Os atletas do CAOS voltaram a apresentar boas prestações, obtendo oito pódios:
Coletivamente o clube classificou-se no 4.º lugar entre os vinte clubes em competição, a menos de 150 pontos do vencedor.

A fechar um fantástico fim de semana de Orientação, a freguesia de Alcórrego acolheu mais uma etapa da Taça de Portugal de Rogaine.
O CAOS participou com três equipas, integrando seis atletas, naquela que foi a maior participação do clube nesta disciplina.
Uma vez mais os resultados alcançados foram interessantes, com as três equipas a obterem pódios:



domingo, 18 de setembro de 2022

Coimbra City Race

 Jovens do CAOS no pódio...

Coimbra recebeu mais uma etapa do circuito Portugal City Race, numa prova que contou com a presença de mais de duas centenas de praticantes.

Nos principais escalões assistiu-se aos duelos habituais:

Em, Seniores Masculinos, perante a ausência do líder do ranking, João Ferreira, em representação da seleção nacional na ronda final da Taça do Mundo de Ori-BTT, Albino Magalhães, do NAST, levou a melhor sobre Paulo Palhinha da CP Abrunheira, por uma margem de 27 segundos, relançando a luta pelos três primeiros lugares do pódio.

Em Seniores Femininos, Raquel Ferreira do GD4C voltou a confirmar o favoritismo, alcançando a quarta vitória em seis participações ao bater Tania Costa do .COM que continua no segundo lugar do ranking num escalão em que Irina Soares, agora a competir com as cores do CAOS, foi sexta e reforçou o terceiro lugar no ranking.

O CAOS participou na prova com nove atletas tendo obtido os seguintes resultados:


O principal destaque vai para os pódios conquistados pelos nossos jovens, com Inês Pedro a vencer no escalão de Formação, Juliana Pedro a vencer sem oposição em Juvenis Femininos e João Pedro a alcançar o segundo lugar no escalão de Juvenis Masculinos.






domingo, 11 de setembro de 2022

Open de Alcanena

CAOS em sexto lugar e com quatro pódios em Alcanena!

Alcanena recebeu mais uma prova de orientação, pontuável para a Taça de Portugal "Vitalis" de Orientação Pedestre e para a Taça de Portugal de Sprint.

A prova integrou duas etapas de distância média, disputadas na aldeia de Filhós, freguesia de Bugalhos e uma de Sprint, na Vila de Alcanena e contou com a participação de cerca de três centenas de atletas.

Os atletas enfrentaram percursos fisicamente exigentes num terreno de floresta ribatejana, com muitos pormenores de vegetação, em que qualquer erro de navegação fazia perder muito tempo, dada a agressividade da vegetação rasteira.

Já a etapa de sprint ofereceu um interessante desafio de navegação, na parte antiga da vila de Alcanena, com as ruas estreitas e desalinhadas a exigirem um permanente contacto com o mapa.

O CAOS participou na prova com 19 atletas tendo alcançado o sexto lugar coletivo e quatro pódios individuais:

Em H14, Gabriel Lopes foi regular, garantindo o segundo lugar, num escaão em que João Maia, dos Amigos da Montanha dominou as três etapas.

Em H16, João Pedro venceu a etapa de sprint, corrigindo um erro na primeira etapa de distância média que o arredou da vitória final, ficando apenas com o terceiro lugar num escalão em que Tiago Oliveira, do CPOC, foi o mais forte.

Em H18, Dinis Lopes fez valer o seu grande momento arrancando vencendo as duas primeiras etapas e conseguindo "a ferros" a vitória sobre Rodrigo Lima, numa discussão quase ao segundo.

Em D40, Ângela Pedro começou com dois resultados fora de lugares de pódio, mas acabou a prova vencendo a terceira etapa com uma vantagem surpreendente sobre as adversárias que a levou ao segundo lugar do pódio.




quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Ori-BTT do COA

 Jovens do CAOS sagram-se campeões nacionais de estafetas em Juvenis!!

Abrantes acolheu, no passado fim de semana, mais uma edição do Troféu de Ori-BTT do Clube de Orientação e Aventura.
A prova, que contou com cerca de uma centena de atletas, integrou uma etapa da Taça de Portugal de Ori-BTT "PMS Alumínios" e o Campeonato Nacional de Estafetas.

A etapa de sábado, ofereceu aos atletas uma prova de distância média, num mapa com uma rede de caminhos interessante, com um terreno pedregoso que associado ao traçado escolhido, acabou por privilegiar a componente física.

O CAOS esteve presente com 6 atletas, sendo de destacar as vitórias de Juliana Pedro, sem oposição em D13 e de João Pedro em H15 e o terceiro lugar de Ângela Pedro em D40.

Coletivamente, o clube classificou-se no 5.º lugar entre os 19 clubes participantes...

No domingo, disputou-se o Campeonato Nacional de Estafetas, com partidas e chegadas no Tecnopolo de Abrantes, e com os percursos a levarem os atletas para um terreno interessante, que permitia navegação rápida e algumas escolhas de opções.

O CAOS participou com duas equipas: 

Em Juvenis Masculinos, alinhou com uma equipa mista, fazendo Gabriel Lopes e Juliana Pedro ascender um escalão etário para se juntarem ao João Pedro e, sem oposição, se sagrarem campeões nacionais...

Em Veteranos Masculinos I, Pedro Batista, Nuno Pedro e Tiago Lopes sagraram-se vice-campeões nacionais numa prova bastante emotiva que contou com diversas alternâncias na liderança: 

Na primeira série, Pedro Batista completou o percurso em segundo lugar, com o tempo de 46:31, a cinco segundos da liderança do NADA.

Na segunda série, Nuno Pedro saiu mais rápido da recolha dos mapas, assumindo provisoriamente a liderança, mas rapidamente se destacaram as equipas da ADM Orimondego e da UCDA, com Arnaldo Mendes (ADM) a fazer a transição em primeiro, com um fantástico tempo de 35:54, que se traduzia numa vantagem superior a sete minutos sobre Bruno Gonçalves (UCDA) com um registo de 38:34. Nuno Pedro realizou o tempo de 43:20, terminando em terceiro, a 46 segundos da UCDA e já com 3 minutos de vantagem sobre o NADA.



Na terceira série, o atleta da ADM rapidamente perdeu a vantagem inicial, acabando por cometer um erro que desclassificou a equipa e a impediu de disputar o 3.º lugar com o NADA. Deste modo, a luta pelo título ficava restrita a duas equipas, com Paulo Gonçalves (UCDA) a realizar uma prova tranquila e com 40:45 bateu o registo de 41:25 de Tiago Lopes e garantiu a vitória final...