segunda-feira, 9 de maio de 2022

Campeonato Ibérico de Ori-BTT

Quatro atletas do CAOS em competição na Galiza...

Situado a meio caminho entre Santiago de Compostela e A Corunha, o município de Ordes foi o palco do Campeonato Ibérico de Orientação em BTT...

A distância não foi obstáculo à participação de 42 atletas lusos que enfrentaram estoicamente as largas centenas de quilómetros até ao local da prova para competir com as duas centenas de atletas do país vizinho. 

O terreno oferecia percursos muito rápidos num mapa com uma rede de caminhos bastante razoável que não foi devidamente explorado pelo traçador dos percursos.

De facto, além da proibição de circulação fora de caminhos vigente em Espanha, que condiciona algumas boas opções e, devido à falta (e impossibilidade) de fiscalização, potencia desvios à verdade desportiva.

Nas duas etapas disputadas no sábado a regra foi a ausência de opções, com muitos pontos colocados no fim de caminhos que obrigavam a fazer grandes distâncias no mesmo itinerário e ao cruzamento dos atletas. Na prova de sprint além de não existirem opções, foram disponibilizados apenas dois percursos, diferenciados apenas num ponto, com grande sobrecarga de atletas nos mesmos caminhos/trilhos e, inclusivamente, partida em simultâneo de atletas para o mesmo percurso...

Na distância longa de domingo, apesar de uma ligeira melhoria dos percursos, a organização optou por bloquear também a utilização de diversas estradas reduzindo drasticamente as opções e o interesse da prova. 

Para memória futura ficam as verdejantes paisagens galegas e a promessa de voltar com mais calma para conhecer a região.

Para reflexão, a continuidade deste protocolo ibérico que obriga os nossos clubes a participar na prova em Espanha (tem três percursos e o ranking só permite excluir dois) e que nem sequer disponibiliza os nossos escalões oficiais, colocando uma atleta de 11 anos a competir no Damas 15 !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário