segunda-feira, 30 de maio de 2022

Aguiar da Beira O Meeting 2022

 CAOS com seis atletas no pódio...

Aguiar da Beira recebeu uma vez mais um grande evento de orientação pedestre.

A pouco mais de um mês de se tornar anfitrião dos Campeonatos do Mundo de Juniores, o município volta a apostar nesta modalidade, numa parceria de sucesso com o Clube de Orientação de Estarreja que contou com a presença de quase quatro centenas de atletas de dez nacionalidades, sendo de destacar 120 atletas estrangeiros, entre os quais, as seleções da Polónia, Reino Unido, Israel, Alemanha e Ucrânia...

A competição decorreu no mapa da Quinta das Lameira, um terreno de excelência que colocou aos atletas desafios de orientação de dificuldade técnica muito elevada, principalmente na etapa de distância longa em que a escala a 1:15.000 dificultou a tarefa à grande maioria!

Nos escalões de elite, dois cenários totalmente distintos:

Nos masculinos a disputa foi acesa, com os três primeiros a trocarem de posições entre as duas etapas e a terminarem com diferenças muito curtas... A vitória sorriu ao espanhol Javier Ruiz do COMA - Málaga, seguido do Italiano Ilian Angeli, ainda com idade de júnior e com a jovem promessa da orientação nacional, Tomás Lima, do Clube de Orientação do Centro, a fechar o pódio a apenas 2 pontos (cerca de dois segundos) do italiano!!!

Nos femininos, sem a presença de qualquer atleta nacional, o domínio da seleção ucraniana foi avassalador, com os cinco primeiros lugares conquistado pelas jovens atletas do leste europeu.

O CAOS fez-se representar por treze atletas, tendo conquistado seis pódios (sete se contabilizarmos o escalão de Formação):
  • Na Formação Inês Pedro alcançou o melhor registo;
  • Nos escalões abertos, Tiago Carrilho foi 2.º em Fácil Longo;
  • Nos escalões jovens, Gabriel Lopes foi 3.º em H14 e João Pedro foi 2.º em H16;
  • Nos escalões veteranos, Tiago Lopes foi 2.º em H40, Ângela Pedro foi 3.ª em D40 e Lídia Santana foi 2.ª em D45.
Coletivamente o clube foi 9.º entre os 61 clubes presentes, numa prova em que o grande vencedor foi o Clube de Orientação do Minho, com o Grupo Desportivo União da Azóia em segundo e o Clube de Orientação do Centro em terceiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário