terça-feira, 2 de novembro de 2021

Taça dos Países Latinos


A vila templária de Jerez de los Caballeros, Badajoz, recebeu a XXVI edição da Taça dos Países Latinos e, simultaneamente, o Campeonato Ibérico Feminino de 2021.

A competição decorreu em três etapas disputadas entre 30 de outubro e 1 de novembro, com a distância longa a abrir, debaixo de um autêntico dilúvio, no mapa de Embalse del Ahijón, em Barcarrota, um terreno de montado muito rápido, em que a capacidade física se revelou fator predominante.

Para a distância média estava reservado um primor de exigência técnica, no mapa de Cero do Barrocal, em Jerez de los Caballeros, em que qualquer desconcentração poderia significar largos minutos perdidos. 

A encerrar a competição, uma etapa de sprint disputada na vila medieval de Jerez, num traçado muito mais físico que técnico...

No Campeonato Ibérico, cujo resultado se obtém pela soma dos três percursos, a Espanha dominou a maioria dos treze escalões em competição, sendo de realçar, como exceção, os títulos de Campeã Ibérica conquistados por Isabel Monteiro do COC, em D60, Tânia Covas Costa, do .COM, em D35  e de Ângela Pedro, do CAOS, em D40.

Num escalão em que a regularidade foi decisiva, a nossa atleta corrigiu uma prestação menos conseguida na etapa de distância longa, onde não foi além do 12.º registo, num percurso em que a capacidade física era determinante, com uma prestação muito segura na etapa de distância média onde registou o melhor tempo, batendo a mais direta adversária por significativos 4 minutos para fechar com o sétimo registo na etapa de sprint que lhe garantiu a vitória final.

Relativamente à Taça dos Países Latinos, o destaque vai para a seleção anfitriã que, tendo alcançado a quinta vitória intercalada, garantiu a conquista do troféu que já tinha arrecadado em 2005, após três vitórias consecutivas.




Sem comentários:

Enviar um comentário