segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Campeonato Nacional de Distância Média


A aldeia de Forno Telheiro, no Concelho de Celorico da Beira, recebeu, nos dias 28 e 29 de setembro, o Campeonato Nacional de Distância Média e o Campeonato Nacional de Estafetas.
A prova, organizada pelo Clube de Orientação de Viseu - NATURA, contou com a presença de quatro centenas de atletas e disputou-se num mapa novo, num terreno típico desta região do país, com bastante exigência técnica, mas, sobretudo, física.

Títulos do Campeonato Nacional de Distância Média
No Campeonato Nacional de Distância Média, disputado na etapa de sábado, o Clube de Orientação do Minho (.COM) esteve em destaque, conquistando três títulos coletivos, todos nos escalões jovens (Iniciados femininos, Cadetes masculinos e Cadetes femininos). Seguiram-se o Ori-Estarreja, o Grupo Desportivo dos 4 Caminhos e o Clube de Orientação do Centro, com dois títulos conquistados.

Nos escalões seniores, o Ori-Estarreja conquistou o título masculino (com Rafael Miguel, Diogo Miguel e Daniel Catarino), batendo a Associação dos Deficientes das Forças Armadas por escassos 25 segundos, enquanto o Grupo Desportivo dos 4 Caminhos arrecadou o título feminino (com Inês Pinto, Liliana Oliveira e Inês Alves).

A título individual, Pedro Nogueira (ADFA) sagrou-se campeão nacional em Homens Elite, com um tempo de 54:27, após uma acesa disputa com Rafael Miguel (Ori-Estarreja) que terminou com mais 35 segundos e Tiago Romão (CMO Funchal) que gastou mais 39 segundos. Em Damas Elite, Filipa Rodrigues (ADFA) completou o percurso em 44:09, deixando Patrícia Casalinho (COC) a mais de 27 minutos. Em terceiro classificou-se Maria Sá (ADFA), a apenas 25 segundos do segundo lugar do pódio.

Títulos do Campeonato Nacional de Estafetas
No Campeonato Nacional de Estafetas, disputado no domingo, os jovens do Clube de Orientação do Minho voltaram a repetir a façanha do dia anterior, conquistando três títulos, proeza igualada pelo Ori-Estarreja e pelo Grupo Desportivo dos 4 Caminhos.

Nos escalões seniores, o Ori-Estarreja e o Grupo Desportivo dos 4 Caminhos repetiram a vitória obtida na véspera.

O CAOS fez-se representar por dez atletas, apenas na etapa de sábado, com um contingente de quatro atletas de formação, no escalão de D10.

Xavier da Costa estreou-se em representação do CAOS, participando no percurso Fácil Longo.

Na disputa dos campeonatos nacionais, João Pedro (H14) e Jorge Santos (H40) não controlaram um ponto, sendo desclassificados, ao passo que Ângela Pedro (D40) foi 8.ª, a mais de trinta minutos da vencedora e Nuno Pedro (H40) alcançou o 6.º lugar, a quinze minutos do vencedor e a sete do pódio.

Pódio dos escalões H21B e D21B
O grande destaque vai para José Borges que, a competir apenas para a Taça de Portugal Pedestre, em H21B, alcançou o segundo lugar.

Consulte toda a informação, resultados, fotografias e mapas da prova no site do NATURA.














Sem comentários:

Enviar um comentário