quarta-feira, 15 de maio de 2019

Campeonato Ibérico Feminino - Sevilha



A Sierra Norte de Sevilha, mais concretamente, El Pedroso, recebeu, nos dias 11 e 12 de maio, a edição de 2019 do Campeonato Ibérico Feminino.

De acordo com o protocolo estabelecido entre a FEDO e a FPO, os Campeonatos Ibéricos são disputados em três percursos: distância média, sprint e distância longa, sendo os percursos de floresta pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre e o sprint para a Taça de Portugal de Sprint.

As etapas média e longa foram disputadas nas áreas adjacentes à barragem do Huesna, num mapa elaborado pelo cartógrafo português Rui Antunes. 
Apesar de se tratar do mesmo mapa, a organização apresentou dois percursos radicalmente diferentes: na distância média, disputada na parte sul do mapa, o terreno era praticamente plano, com abundantes detalhes rochosos, exigindo elevada velocidade de execução e muita concentração. 

A etapa de distância longa, disputada no domingo, foi disputada numa área de relevo muito acentuado, localizada na parte central do mapa e numa área de montado na parte norte, com  menos relevo e poucos detalhes rochosos, em que as opções de navegação (na primeira parte dos percursos) e a capacidade física, faziam a diferença.

Por ultimo, a etapa de sprint, disputada na tarde de sábado, nas ruas de El pedroso, apresentou percursos com pouco desnível, em que a velocidade de execução ditou as diferenças na classificação final do percurso...

O CAOS participou na prova com 12 atletas, mais uma vez com forte presença nos escalões de formação. 
Em termos de resultados, destaque para Tiago Lopes, quarto classificado na etapa de distância média, sexto classificado na classificação final do escalão H40 e terceiro melhor português e para Ângela Pedro, que, na prova de sprint, foi a melhor atleta portuguesa no escalão D40.

Ao nível da competição Ibérica, confirmou-se a supremacia das atletas anfitriãs, sendo de destacar, em representação das cores nacionais:
  • Luísa Mateus, campeã ibérica em D55;
  • Isabel Monteiro, campeã ibérica em D60;
  • Paula Serra Campos, 2ª em D45.

A próxima prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre decorre em Odemira, entre 14 e 16 de junho.






Sem comentários:

Enviar um comentário