domingo, 26 de maio de 2019

Festa de Aniversário


No dia 26 de maio, o CAOS desenvolveu uma atividade de orientação, numa festa de aniversário.

O contacto para a realização desta atividade constituiu, para nós, uma surpresa, uma vez que o aniversariante tinha tido conhecimento furtuito da modalidade, na atividade de divulgação realizada em fevereiro: andava com uns amigos no Parque Desportivo de Mafra e respondeu afirmativamente ao nosso desafio de experimentar o percurso... resultado, gostou, e, a avaliar pelo desempenho neste percurso, talvez tenhamos atleta...

O percurso foi realizado por 12 jovens, distribuídos por cinco grupos:

24:37 - Francisco + Beatriz           
25:28 - Lucas + Rodrigo                
28:29 - Francisco + Sara + João   
29:25 - Vicente + Martim
......... - António + Leo + Diogo 


segunda-feira, 20 de maio de 2019

Porto City Race

Teve lugar no fim de semana de 17 a 19 de maio o Porto City Race, 5.ª prova do Circuito Portugal City Race e prova de abertura do City Race Euro Tour.

A prova, realizada pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos, foi disputada em três etapas:
A primeira etapa, Porto City Race by Night, disputou-se na noite de sexta feira e apresentou percursos de distância média, com partidas e chegadas na Praça dos Leões, no centro da cidade.

A segunda etapa, de sprint urbano, decorreu no sábado, no Parque Oriental e no Bairro do Lagarteiro.

A etapa rainha, pontuável para o Portugal City Race e para o City Race Euro Tour, disputou-se na manhã de domingo, na zona oriental da Cidade, com a arena localizada na belíssima Quinta da Bonjóia.

No escalão Seniores Masculinos, o espanhol Maikel Rodriguez concluiu o percurso em 46:41, sagrando-se vencedor com uma confortável vantagem de 3 minutos sobre Paulo Palhinha, com Rafael Miguel a ser 3.º, com 51:00.

Em Seniores Femininos, Raquel Ferreira venceu com 54:21, deixando Tania Covas Costa a quase 3 minutos e a espanhola Laura Ferran, a mais de 6 minutos.

O CAOS fez-se representar por 3 atletas.

Foto por Lifetime photo memories
José Borges, com participação nas três etapas, registou uma progressão nos resultados alcançados, classificando-se, na etapa de domingo, no 27.º lugar do escalão Veteranos Masculinos, com o tempo de 1:08:10.

Nuno Pedro, no mesmo escalão, concluiu o percurso em 55:43, alcançando o 10.º lugar a 7:36 de Joaquim Sousa, que venceu o escalão com o fantástico tempo de 48:19, batendo a concorrência por mais de 4 minutos!!

No escalão de Formação, João Pedro, classificou-se em 2.º, ao concluir o seu percurso em 9:43, a 20 segundos de Tiago Oliveira.

Toda a informação e resultados em https://gd4caminhos.com/portocityrace/.

O Portugal City Race prossegue no dia 2 de junho em Penafiel...



quarta-feira, 15 de maio de 2019

Campeonato Ibérico Feminino - Sevilha



A Sierra Norte de Sevilha, mais concretamente, El Pedroso, recebeu, nos dias 11 e 12 de maio, a edição de 2019 do Campeonato Ibérico Feminino.

De acordo com o protocolo estabelecido entre a FEDO e a FPO, os Campeonatos Ibéricos são disputados em três percursos: distância média, sprint e distância longa, sendo os percursos de floresta pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre e o sprint para a Taça de Portugal de Sprint.

As etapas média e longa foram disputadas nas áreas adjacentes à barragem do Huesna, num mapa elaborado pelo cartógrafo português Rui Antunes. 
Apesar de se tratar do mesmo mapa, a organização apresentou dois percursos radicalmente diferentes: na distância média, disputada na parte sul do mapa, o terreno era praticamente plano, com abundantes detalhes rochosos, exigindo elevada velocidade de execução e muita concentração. 

A etapa de distância longa, disputada no domingo, foi disputada numa área de relevo muito acentuado, localizada na parte central do mapa e numa área de montado na parte norte, com  menos relevo e poucos detalhes rochosos, em que as opções de navegação (na primeira parte dos percursos) e a capacidade física, faziam a diferença.

Por ultimo, a etapa de sprint, disputada na tarde de sábado, nas ruas de El pedroso, apresentou percursos com pouco desnível, em que a velocidade de execução ditou as diferenças na classificação final do percurso...

O CAOS participou na prova com 12 atletas, mais uma vez com forte presença nos escalões de formação. 
Em termos de resultados, destaque para Tiago Lopes, quarto classificado na etapa de distância média, sexto classificado na classificação final do escalão H40 e terceiro melhor português e para Ângela Pedro, que, na prova de sprint, foi a melhor atleta portuguesa no escalão D40.

Ao nível da competição Ibérica, confirmou-se a supremacia das atletas anfitriãs, sendo de destacar, em representação das cores nacionais:
  • Luísa Mateus, campeã ibérica em D55;
  • Isabel Monteiro, campeã ibérica em D60;
  • Paula Serra Campos, 2ª em D45.

A próxima prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre decorre em Odemira, entre 14 e 16 de junho.






segunda-feira, 6 de maio de 2019

1.º Troféu Ori-BTT "Escola das Armas"

Nos dias 4 e 5 de maio, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) organizou, em Mafra, o 1.º  Troféu Ori-BTT "Escola das Armas", terceira prova da Taça de Portugal PMS Alumínios em Ori-BTT, que consagrou, na etapa de sábado, os campeões nacionais de sprint 2019.

O CAOS fez-se representar apenas com dois atletas nesta prova, que contou com 136 participantes.
João Pedro e Alexandre Nunes na partida para a etapa de domingo
A prova, disputada na Tapada Militar de Mafra, proporcionou aos atletas desafios interessantes, com uma intrincada rede de caminhos e opções de navegação aproveitando o relevo, ao mesmo tempo que, com uma passagem de espectadores junto da meta, situada no Campo dos Plátanos, permitia ao público acompanhar o desempenho dos atletas...

Na etapa de Sábado, em que se disputava o Campeonato Nacional de Sprint, João Pedro alcançou o segundo lugar no escalão de H13, e, por inerência, o título de vice-campeão nacional, culminando assim um dia sui generis, uma vez que o jovem atleta tinha já realizado e vencido, nesse dia, duas etapas do Campeonato Regional de Desporto Escolar de Lisboa e Vale do Tejo.

Na etapa de domingo, repetiu o segundo lugar, a 28 segundos de David Marques, que, assim, juntou ao título de Campeão Nacional, a vitória na prova.
Pódio final dos escalões H/D13
Coletivamente, o clube não foi além do 16.º lugar, entre os 22 clubes participantes.

Mais informações e resultados em https://cnsprint.weebly.com/ ou em www.orioasis.pt.


sábado, 4 de maio de 2019

Desporto Escolar - Campeonato Regional DRELVT 2019

Teve lugar no dia 4 de maio, no Pinhal de Ferrel, em Peniche, a prova de encerramento do Campeonato Regional de Orientação do Desporto Escolar de Lisboa e Vale do Tejo.
A prova, constituída por duas etapas de floresta, contou com a participação de 197 atletas, pertencentes a quinze escolas.

O atleta do CAOS, João Pedro, participou na prova em representação do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, do Sobral de Monte Agraço, tendo superado largamente as expectativas ao vencer ambos os percursos com uma vantagem significativa sobre os adversários mais diretos.

João Pedro na chegada da 6.ª Etapa

Com estes resultados, o João alcançou o primeiro lugar na classificação final do escalão Infantis Masculinos B, com 398 pontos, batendo André Pereira e Tiago Veríssimo, respetivamente, segundo e terceiro classificado do ranking.



Os grandes vencedores do ranking do Desporto Escolar de Lisboa e Vale do Tejo foram: