segunda-feira, 24 de junho de 2024

EYOC 2024 - João pedro representou a seleção Nacional


O atleta João pedro representou a seleção nacional nos Campeonatos da Europa de Jovens - EYOC2024, disputados entre 22 e 24 de junho em Szczecin - Polónia.

A competição contou com a participação de quatro centenas de jovens, provenientes de 34 países.

Competindo no escalão M18, em terrenos de alguma exigência física, o jovem alcançou resultados modestos, destacando-se a classificação na prova de sprint, à beira do segundo terço da tabela, penalizado por um erro de navegação na parte final do percurso, quando seguia sensivelmente a meio da classificação geral...

Também na prova de distância longa a prestação, já de si modesta, foi fortemente penalizada por dois erros na parte final do percurso que o relegaram para o fim da classificação.

Na prova de estafetas, a equipa  nacional esteve muito aquém das expetativas, ficando-se pelo 26.º lugar entre as 29 equipas em prova...

O grande destaque pelas cores nacionais vai para o escalão W18, onde, na prova de sprint, Leonor Ferreira foi 36.ª e Joana Canana, 43.ª...


Poland Grand Prix

Em paralelo com o EYOC2024, decorreu em Sczcecin o Poland Grand Prix, prova que integrou três etapas, disputadas nos mesmos mapas da competição dos jovens...

O CAOS esteve representado por três atletas, com a Juliana Pedro a ter a oportunidade de se testar nos percursos do escalão W16...

sexta-feira, 21 de junho de 2024

XLIV Campeonato Nacional Militar de Orientação

 Quatro atletas do CAOS conquistam títulos de campeões nacionais militares...

O XLIV Campeonato Nacional Militar de Orientação disputou-se no Meco, entre os dias 19 e 21 de junho de 2024, numa organização a cargo da Marinha.

Participaram na prova doze atletas do CAOS em representação das equipas do Exército (1), Força Aérea (4), GNR (6) e PSP (1).

Para a história ficam os títulos nacionais militares conquistados por Irina Soares (D21), Marta Fonseca (D35), Arlindo Varela (H45) e Lídia Santana (D50)...

domingo, 16 de junho de 2024

Campeonato Nacional de Distância Média e Estafetas

CAOS com três títulos coletivos, dois individuais e mais nove pódios...

O município de Terras de Bouro foi o palco da edição de 2024 dos Campeonatos Nacionais de Distância Média e de Estafetas, competição que contou com a presença de cerca de quatro centenas de atletas, numa organização do Clube de Orientação do Minho.

O Campeonato Nacional de Distância Média decorreu no dia 15 de junho, no mapa de Lamas - Gerês e contou com a participação de 25 atletas do CAOS.

Individualmente, o destaque vai para os títulos nacionais conquistados por Dinis Lopes, em H20 e Lídia Santana, em D45.

A estes títulos somam-se cinco pódios, com o segundo lugar alcançado por Paulo Silveiro (H40) e Marina Carrilho (D50) e o terceiro de Irina Soares (DE), Tânia Agostinho (D40) e Helena Lopes (D55). 

Tatiana Melnikova foi segunda classificada em D50, não sendo contabilizada para efeitos de classificação individual por não ter nacionalidade portuguesa, mas dando o seu contributo para o título coletivo no escalão Veteranos Femininos II, juntamente com Lídia Santana e Marina Carrilho.



No domingo, dia 16, disputou-se o Campeonato Nacional de Estafetas, em Campo do Gerês, com a participação de oito equipas do CAOS, que constitui mais um registo histórico do clube.

Nesta competição, o destaque vai para os títulos nacionais conquistados pelas equipas de Iniciadas Femininas, com Inês Pedro, Carlota Colares e Juliana Pedro e de Veteranas Femininas II,  com Sílvia Vaz, Helena Lopes e Marina Carrilho.

O clube alcançou ainda três pódios, com o segundo lugar em Seniores Femininos e em Veteranos Masculinos I e o terceiro em Juniores Masculinos...


domingo, 9 de junho de 2024

4.º Troféu de Orientação da Escola das Armas

 Centena e meia de atletas cumpriram esta "nova tradição"!


Pelo quarto ano consecutivo, o Clube de Aventura e Orientação de Sintra e a Escola das Armas levaram a cabo o Troféu de Orientação  da Escola das Armas, prova que integrou o programa oficial das comemorações do dia da Unidade.

Depois da terceira edição ter rumado ao Alentejo, 2024 marca o regresso da competição à sua origem: a Tapada Militar de Mafra...


A competição contou com a presença de centena e meia de atletas, numero bastante razoável por se tratar de uma prova regional, numa data pouco convidativa, uma vez que coincidiu com as eleições europeias, num fim de semana prolongado, e numa semana em que, em Lisboa, se registaram dois feriados, potenciando o gozo de miniférias. 


Destaca-se ainda o facto de terem estado presentes alguns dos melhores atletas nacionais, que r masculinos, quer femininos...


Os escalões de competição disputaram-se num modelo de partida em massa, com loops de dispersão, potenciando o espetáculo e a competição direta entre os atletas. 


Em Seniores Femininos, a vencedora foi Catarina Reis, do CAOS, com o tempo de 1:10:43 beneficiando de um "mp" de Stepanka Betkova que realizou 1:03:26, mas não controlou o 15.º ponto. O segundo lugar foi para Leonor Alves, do ATV e o terceiro para Eszter Pintér, do CPOC.


Em Seniores Masculinos o grande vencedor foi Tiago Martins Aires, do Clube de Montanha do Funchal, com o tempo de 46:06. O segundo lugar foi discutido até à linha de meta, com Miguel Reis e Silva (CM Funchal), a ser segundo com o tempo de 56:47, com uma margem de cinco segundos sobre Paulo Franco e de doze segundos sobre Daniel Marques, ambos do Clube de Orientação do Centro...


Entre os resultados mais relevantes alcançados pelos nossos atletas, destacam-se as vitórias de Arlindo Varela em Vet M1, os pódios de Juv F, com a vitória de Juliana Pedro e o segundo lugar de Carlota Vaz e de Vet F1, com o segundo lugar de Tatiana Melnikova e o terceiro de Lídia Santana e os segundos lugares de Gabriel Lopes, em Juv M e de Ruben Rodrigo no percurso Aberto 2...





quarta-feira, 5 de junho de 2024

Dia da corrida na Escola Básica de Mafra

Centena e meia de alunos praticaram orientação do Parque Desportivo Municipal de Mafra...


[Texto publicado pela EB Mafra na sua conta do Facebook, em 07JUN24]

"Durante a manhã do dia 5 de junho, realizou-se no Parque Desportivo Municipal de Mafra, mais uma atividade promovida pelo Grupo de Educação Física- “O Dia da Corrida”.

Foram realizadas 2 atividades: Corrida de Estafetas e Corrida de Orientação.

Estiveram envolvidas nesta atividade 37 equipas mistas, constituídas por 2 rapazes e 2 raparigas, que soma um total de 145 alunos do 2º e 3º Ciclos.

De salientar, que a participação ocorreu de forma ordenada e empenhada, tendo os alunos participantes demonstrado um forte espírito de equipa e companheirismo.

O Grupo de Educação Física da Escola Básica de Mafra agradece a colaboração do CAOS (Clube de Aventura e Orientação de Sintra), em especial aos atletas Nuno Pedro e João Pedro, pois proporcionaram a realização da Corrida de Orientação com um sistema eletrónico  de registo de passagem nos pontos.

Agradecemos também à Câmara Municipal de Mafra a cedência da pista de Atletismo do Estádio e espaços adjacentes para a realização das referidas atividades.

Parabéns a todos os alunos e professores que participaram nesta última atividade desportiva do ano letivo 2023-2024."


Fica o registo dos resultados das equipas (sem o descodificador, por causa da proteção de dados)...

De destacar a competitividade no escalão de Iniciados, com as duas primeiras equipas separadas por apenas dois segundos.


segunda-feira, 3 de junho de 2024

Azores City Race

 Mais de três centenas de atletas na primeira competição oficial no arquipélago!

A ilha de S. Miguel foi o palco escolhido para a primeira competição oficial de orientação disputada no arquipélago dos Açores.

O desafio partiu do Regimento de Guarnição n.º 2 que tem vindo a promover a elaboração e atualização de mapas na ilha, no âmbito das competições desportivas militares.

Aceite o repto, o desafio passava por trazer aos Açores um número de atletas que causasse impacto e pudesse alavancar a prática desta modalidade e simultaneamente, lançar as bases para a sua continuidade, envolvendo um clube local.

Nesse sentido, surgiu a oportunidade de integrar a prova no circuito City Race Euro Tour, compondo a agenda do evento com cinco etapas que levaram os atletas a três dos mais emblemáticos locais de S. Miguel: Lagoa das Sete Cidades, Furnas e Ponta Delgada.

A prova contou com a participação de mais de três centenas de atletas, provenientes de 21 países.


Em termos de resultados, os vencedores nos escalões de seniores da etapa rainha da prova, foram André Pedrosa, do Ori Estarreja, que, com o tempo de 40:36,  bateu o polaco Mossakowski Wojciech, por apenas 15 segundos e Marina García, do Alcon, que realizou o percurso em 42;38, batendo a britânica Emma Taylor por escassos 8 segundos.

Na classificação geral do evento, que resultou da soma dos pontos das cinco etapas, os grandes vencedores foram o francês Clément Du Pasquier e a húngara Eszter Pintér, em representação do CPOC.

Apesar de empenhado na organização, o CAOS registou uma participação competitiva assinalável, sendo de destacar o segundo lugar de Catarina Reis na classificação geral de Seniores Femininos.


Veja todos os resultados no site da prova

Fotos do evento