segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Campeonato Nacional Absoluto

CAOS é Vice-campeão Nacional Absoluto, em Masculinos!


No passado fim de semana, a Madeira foi palco do Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre, que contou com a participação de cerca de três centenas de atletas.

A prova de apuramento disputou-se no sábado, no mapa do Poiso. 

s atletas foram divididos em três séries masculinas e três femininas, apurando-se os sessenta melhores para a Final A do respetivo género.

No domingo, disputaram-se as finais, no mapa do Montado do Pereiro.

O CAOS esteve presente na prova com oito atletas.

Juliana Pedro, ainda sem a idade mínima para competir no Absoluto, participou em D14. Venceu ambas as etapas, conquistando o primeiro lugar e fechando de forma categórica o ranking da Taça de Portugal Pedestre, cuja vitória já estava garantida  desde Arraiolos.

Na competição principal, seis dos sete atletas lograram a classificação para a Final A.

Paulo Silveiro realizou o percurso de apuramento num registo que lhe daria um confortável apuramento, no primeiro quarto da tabela, ficou de fora devido a uma falha de controlo no segundo ponto do seu percurso (GPS regista a passagem pelo local, mas não controlou). Na Final B, venceu de forma confortável, com uma vantagem de 14 minutos sobre o segundo classificado...

Os restantes sete atletas conseguiram o apuramento de forma confortável, sendo de realçar, na Final A, a prestação do jovem Dinis Lopes que, ainda em fase final de recuperação de uma cirurgia, registou um promissor 13.º lugar.


A título individual os grandes vencedores foram Tomás Lima do Clube de Orientação do Centro e Leonor Ferreira, da ADN Sesimbra, que, assim, revalidaram os títulos conquistados em 2022.

Coletivamente, o título Feminino foi para a ADN Sesimbra, que colocou onze atletas na Final A, vencendo com mais de cem pontos de vantagem sobre o OriEstarreja.

Nos masculinos, o domínio foi da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, naquela que foi a última competição deste histórico clube.
A equipa do CAOS, constituída por Dinis Lopes, Tiago Lopes, Arlindo Varela, Nuno Pedro e João Pedro, assegurou o título de vice-campeão nacional Absoluto, ao bater, por escassos sete pontos, a equipa da ADN Sesimbra.


Sem comentários:

Enviar um comentário