terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Madeira Orienteering Festival 2023

 Sete atletas do CAOS na "Pérola do Atlântico"


A temporada de 2023 abriu com uma prova do Ranking Regional da Madeira, mas que mereceu honras de evento internacional, com a participação de atletas de 15 nacionalidades.

Aproveitando as condições naturais e o clima ameno da ilha, o facto de ainda não se terem iniciado as competições na maioria dos países, e o excelente trabalho de divulgação e desenvolvimento da modalidade, do qual uma grande quota parte dos créditos recaem sobre Tiago Aires, a prova alcançou cerca de duas centenas e meia de atletas, atingindo níveis de participação de algumas provas da Taça de Portugal!

O evento decorreu em três etapas:

Na sexta-feira, um intrincado sprint noturno, no Bairro da Nazaré, no Funchal, uma área residencial que, embora aparentemente geométrica, apresentava inúmeros desafios de leitura e de navegação...

No sábado, a "paisagem lunar" da Ponta de São Lourenço projetou o nível técnico da prova para patamares superiores, com zonas de relevo muito detalhado a exigirem dos atletas a máxima concentração, difícil de manter quando conjugados com o desnível acumulado do percurso com um final apoteótico nas areias negras da Prainha do Caniçal!

A fechar a  prova, uma etapa de distância média, mas num mapa ISPrOM, à escala 1:4.000, no Palheiro Golf, intercalando zonas ajardinadas com áreas de floresta, num percurso em que a velocidade era essencial.

O CAOS esteve presente na prova com sete atletas, sendo de destacar a prestação dos nossos jovens, com três vitórias, e o pódio alcançado por Ângela Pedro, em D35.

Em H35, Arlindo Varela alcançou o quinto lugar, classificando-se como o melhor atleta nacional, num escalão dominado por atletas estrangeiros...



Sem comentários:

Enviar um comentário