domingo, 19 de junho de 2022

2.º Troféu de Orientação da Escola das Armas

 


No ano em que se comemora o cinquentenário da primeira competição oficial de orientação em Portugal: o Campeonato das Forças Armadas, disputado em Mafra, a Escola das Armas acolheu mais uma vez a modalidade e  integrou-a no programa oficial das comemorações do dia da Unidade.

Apesar da época do ano que convida "a banhos" e da conjugação de épocas de exames escolares com uma série de feriados, a adesão de praticantes foi bastante aceitável, com mais de duas centenas de praticantes a realizarem pelo menos uma das etapas, sendo de destacar a forte presença da Associação dos Amigos do Atletismo de Avis que, aliciada pela possibilidade de navegar no interior do Convento de Mafra, se apresentou com uma delegação de 21 atletas!

Em termos competitivos, os resultados foram os seguintes:

Nos escalões jovens o nosso atleta Gabriel Lopes (Jov II M) venceu sem oposição enquanto Juliana Pedro (Jov I F) alcançou o primeiro lugar perante a estreante Lisa Esteves, do CPOC. 

Em Jov I M, João Pedro (CAOS) venceu ambas as etapas conquistando o primeiro lugar num pódio que teve ainda Tiago Oliveira (CPOC), em segundo e André Pereira (GDU Azoia) em terceiro.

Em Jov II F o pódio foi ocupado pelas atletas do GDU Azoia, com Leonor Ferreira a vencer ambas as etapas a ser seguida no pódio por Joana Canana e Sofia Pulquério.

No escalão Vet II F, Alexandra Coelho (GD4C) venceu ambas as etapas, deixando os restantes lugares do pódio para as atletas do GDUA, Jesus Leão e Luísa Gaboleiro.

Em Vet II M, o escalão que registou maior número de atletas em competição, Jorge Oliveira (COC) venceu também as duas etapas e venceu de forma tranquila, deixando os adversários numa acesa luta pelo pódio que foi ocupado por Luís Martinho (ATV) e Pedro Laia (GDUA).

Em Vet I F o equilíbrio foi a tónica, com as seis primeiras atletas a alternarem posições entre as duas etapas. A vitória sorriu a Susana Lampreia (CP Armada), seguida por Sónia Saramago (ATV) e Tânia Agostinho (CPOC).

Ao contrário das senhoras, nos homens, os resultados foram claros, com os quatro primeiros as repetirem as posições em ambas as etapas e na classificação geral, sendo o vencedor Nuno Ferreira (GDUA), seguido por Sérgio Contente (Escola das Armas) e por Arlindo Varela (CAOS).

Nos principais escalões, em Seniores femininos a grande vencedora foi Stepanka Betkova (OriMondego), que venceu ambos os percursos, seguida por Liliana Dias (GD4C) e por Irina Soares (CAOS).

Em Seniores Masculinos a vitória sorriu a Paulo Santos (Saca Trilhos Anadia), seguido por André Roberto (COC) e Filipe Dias (GD4C).

A finalizar, deixamos um agradecimento a todos os que, com a sua presença, deram um colorido diferente ao Real Edifício de Mafra e, em especial, àqueles que, com o seu trabalho voluntários, possibilitaram a realização desta prova...


Veja aqui as fotos do vento gentilmente disponibilizadas pelo António Sousa.

Consulte os resultados em www.oricaos.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário