sábado, 11 de janeiro de 2020

III Rogaine do Médio Tejo


Abrantes foi o palco da prova de abertura da edição de 2020 da Taça de Portugal de Rogaine e coube à aldeia de São Miguel do Rio Torto acolher os cerca de 160 participantes nesta aventura que teve o Clube de Orientação e Aventura como anfitrião.

O Rogaine, também designado por OriTrail, é a variante de competição mais recente da Federação Portuguesa de Orientação.

As provas, normalmente com tempo limite de quatro horas, consistem num desafio de estratégia, tipo score, em que as equipas (entre 2 e cinco atletas) recebem um mapa com um conjunto de controlos a que corresponde uma pontuação, consoante a dificuldade física e técnica. A equipa, escolhe a estratégia para, dentro do tempo disponível, somar a maior pontuação possível... 
A Taça de Portugal de Rogaine permite competição das equipas em duas variantes: a pé ou em BTT.

O III Rogaine do Médio Tejo disputou-se em carta militar à escala 1:25.000, apresentando uma componente de estratégia bastante elevada:
Para realizar os 252 pontos, correspondentes a 41 controlos, seria necessário percorrer uma distância de 52km (na melhor opção), com quase mil metros de desnível acumulado, no tempo máximo de quatro horas (três horas na BTT). A impossibilidade de fazer a pontuação máxima exige que as equipas definam a melhor estratégia possível.

Foi o que fizeram as principais equipas. E, se o resultado da equipa do Clube de Orientação do Centro, que venceu a BTT com o registo de 217 pontos, já era assinalável, o que dizer da prestação da equipa da Casa do Povo da Abrunheira que, na vertente pedestre, conseguiu amealhar 202 pontos, deixando o segundo classificado da geral, a equipa Veteranos Mistos do Clube Português de Orientação e Corrida a 28 pontos!!

O CAOS fez a sua estreia oficial nesta vertente da orientação participando com uma equipa no escalão Veteranos Masculinos Pedestre, composta por Cláudio Ramos e Nuno Pedro.
Apesar de menos experiente, e sem a adequada preparação física, a nossa equipa optou por uma estratégia conservadora, mas que dava margem para gestão do esforço, na parte final da prova, e, apesar de ter ultrapassado em alguns segundos o tempo de prova (um ponto de penalização), conseguiu angariar 149 pontos traduzidos no 5.º melhor registo da geral pedestre e no segundo lugar no escalão Veteranos Masculinos, entre as oito equipas participantes, a 25 pontos da equipa do CPOC, que venceu com 174 pontos.

A próxima prova da Taça de Portugal de Rogaine realiza-se em Esposende, no dia 8 de fevereiro.

Toda a informação, resultados e fotos em www.coa.com.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário