sábado, 17 de novembro de 2018

CNA2018 - Dois atletas do CAOS na Final


O Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre 2018, última prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre de 2018, decorre este fim de semana em Quiaios - Figueira da Foz.

Embora tenha sido planeada e preparada para decorrer a sul da Figueira da Foz, os estragos provocados pela tempestade Leslie, no passado mês de outubro, tornaram os mapas impraticáveis, forçando a organização, a cargo da Associação Desportiva do Mondego, a transferir o evento para as Dunas de Quiaios, num esforço assinalável e realizado em tempo recorde, que os praticantes da modalidade reconhecem e enaltecem...

O Campeonato Nacional Absoluto difere das restantes provas do calendário nacional pelo facto da primeira etapa se destinar ao apuramento dos atletas para a final onde se apuram os campeões absolutos masculinos e femininos, independentemente do escalão etário.
Desta forma, os percursos do apuramento são similares para todos os escalões, sendo apurados, no máximo, 60 atletas.

Participaram, na prova de apuramento, 230 atletas masculinos e 114 femininos.

Em masculinos, o regressado Tiago Aires  percorreu os 4,4 km do percurso com o registo impressionante de 28m43s (face à vegetação e às muitas árvores caídas ao longo do percurso), deixando a mais de 2 minutos, Tiago Romão e Pedro Nogueira, todos do escalão Elite. O resultado alcançado colocou o tempo máximo de acesso à final em 47m52s, o que fez com que apenas 42 atletas se qualificassem para a final.

Nas senhoras, o equilíbrio foi a nota dominante, com o melhor tempo a ser registado por Carla Saraiva (D21Elite), com 43m06s, logo seguida por Verónica Fradique (D21A) e Susana Pontes (D35). O tempo de corte foi estabelecido em 1h11m50s, permitindo o apuramento de 49 atletas para a final.

Relativamente à prestação dos nossos atletas, dos 7 participantes em escalões de competição (quatro masculinos e três femininos), apenas dois obtiveram registos para apuramento para a final:

  • Lídia Santana, em D40, conclui o seu percurso em 1h05m24s, obtendo o 4º lugar no seu escalão e 39º tempo do apuramento feminino.
  • Nuno Pedro, em H21A, registou 43m54s, classificando-se em 5º no seu escalão e obtendo o 28º registo no apuramento masculino.

As finais decorrem amanhã, estando a primeira partida agendada para as 10 horas e três minutos...