sexta-feira, 22 de abril de 2011

O CAOS no Somozas Extreme

No passado Fim-de-semana de 16 e 17 de Abril a equipa de aventura do CAOS/R-Bikes deslocou-se à Corunha para participar no Somozas Extreme, Campeonato de Espanha e Campeonato Galego e primeira prova da Taça de Portugal de Corridas de Avetura.


A equipa participou na Categoria de Aventura, com os atletas Pedro Batista, Ricardo Guilherme e Cristiano Silva .

Equipa do CAOS/R-Bikes
Pedro Batista (esq), Cristiano Silva (centro) e Ricardo Guilherme (dir)


A prova revelou-se muito dura, não tanto pela distância percorrida (cerca de 150 kms), mas pelo desnível e o fortíssimo vento que se fez sentir e que levou mesmo ao cancelamento da etapa de Kayak.
A qualidade dos mapas foi aceitável apesar de algo desactualizados e a classificação dos caminhos ser no mínimo estranha! Numa etapa fomos dar a uma linha férrea porque não se conseguia distinguir a diferença, noutra procurávamos a estrada marcada a uma linha grossa até que encontramos um caminho com árvores lá no meio!



A equipa entrou forte na primeira etapa (BTT-TREKING-BTT) mas sofreu logo o primeiro (e felizmente único) problema mecânico, um prato da pedaleira partido. Fez-nos perder algum tempo  que acabou por ser recuperado pela boa opção junto ao rio. Terminamos essa etapa bem classificados.



A etapa seguinte (39,1km com 940 de Acumulado) foi feita a um ritmo mais lento, um pouco a pagar o esforço inicial. Nesta etapa muitas equipas passaram por nós.



A 3ª etapa era um trekking de 11kms com cerca 500 de acumulado) com um vento fortíssimo que foi terminada com sucesso.

Na 4ª etapa (BTT e Cordas) fizemos a escalada e slide mais assustadores, já que o vento fazia-nos abanar de um lado para o outro e depois rolamos até ao ponto de Kayak com relativa facilidade (foi a única etapa que podemos dizer que servia para descansar.



Com o Kayak cancelado passamos logo para a 6ª etapa (BTT, 23,4kms com 430 de acumulado), já de noite, onde voltamos a conseguir imprimir um bom ritmo de prova, chegando ao abastecimento um pouco antes da meia-noite.



O dia de Sabado terminou com um trekking de 7kms com 300m de acumulado, duríssimo onde tivemos de lidar com os erros do mapa que nos fizeram perder 2h para um só ponto. Mas como estávamos determinados lá conseguimos completar a etapa com todos os CP´s realizados às 3:55!



Depois de um descanso merecido de umas 3 horitas, domingo partimos para a ultima etapa (BTT 19kms com 430m acumulado), uma prova de score com 5 pontos que foi terminado a dez minutos do fecho da etapa.



O Resultado Final foi um Excelente 13º Lugar (1º dos Portugueses) com todos os 46 CP´s realizados em 19h36m25s.



De realçar as excelentes prestações das equipas portuguesas que participaram em Elite, Clube de Praças da Armada e Globaz.pt que terminaram em 7º e 10º, respectivamente, com todos os CP´s realizados.



Nos escalão Aventura também as equipas portuguesas deram uma boa replica ficando a Destilaria Levira em 22º com 43cps. o  Clube MillenniumBcp Porto em 25º com 42 cps, 0 Clube MillenniumBcp InBicta em 33º com 31cps (depois de terem chegado fora do tempo em 2 etapas) e os Sulslowly em 39º com 14cps depois de terem saltado algumas etapas e esquecerem-se de descarregar os
cp´s da 2ª secção)."


A Taça de Portugal de Corridas de Aventura segue em Maio, numa organização a cargo do CAOS: o Challenge "Aventura entre Palácios" que levará os atletas a percorrer o litoral dos concelhos de Sintra e Mafra.
Para mais informações consulte www.107caos.com

Sem comentários:

Enviar um comentário