domingo, 27 de outubro de 2024

Campeonato Ibérico Feminino

Tânia Agostinho é vice-campeã Ibérica, Marina Carrilho foi terceira...


Loulé foi palco da edição de 2024 do Campeonato Ibérico Feminino de orientação pedestre, prova pontuável para a Taça de Portugal Pedestre e para a Taça de Portugal de Sprint e que contou com a participação de cinco centenas de atletas.

O CAOS esteve presente com 24 atletas.

No que diz respeito aos resultados do Campeonato Ibérico, o destaque vai para o segundo lugar de Tânia Agostinho em D40 e para o terceiro de Marina Carrilho em D50.

Relativamente à classificação do II Troféu Ori Loulé, os nossos atletas alcançaram sete pódios:

Nos escalões de formação, Inês Pedro e Madalena Silveiro foram segundas, respetivamente em D12 e no percurso Branco.

Nos jovens, Dinis Lopes foi segundo em H20.

Nos veteranos, Arlindo Varela (H35), Tânia Agostinho (D40) e Tatiana Melnikova (D50) alcançaram o segundo lugar.

Em Damas Elite, Irina Soares foi quinta, fechando o pódio do escalão.

Coletivamente, o clube alcançou o quarto lugar, num ranking liderado pelos espanhóis do COMA - Málaga.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

CISM - 52.º Campeonato Mundial Militar

 Duas atletas do CAOS no palco mais alto da orientação militar!

O 52.º Campeonato do Mundo Militar de Orientação disputou-se em Cartagena, Espanha, entre os dias 16 e 22 de outubro.
Portugal esteve em competição com onze atletas numa delegação chefiada pelo Tiago Lopes e que contou  ainda com as nossas atletas Irina Soares e Marta Fonseca.


Da participação nacional realce para o oitavo lugar na prova de Sprint Relay, na estreia oficiosa desta especialidade  nos campeonatos militares e para o sexto lugar coletivo da equipa feminina.

As nossas atletas alcançaram classificações na primeira metade da tabela classificativa:

domingo, 20 de outubro de 2024

Costa Alentejana Sprint

 Pleno de pódios (dez) para os atletas do CAOS!

Vila Nova de Santo André foi palco de mais uma etapa da Taça de Portugal de Sprint.

O CAOS participou nesta competição com dez atletas que, aproveitando a baixa adesão de participantes, que não chegaram às oito dezenas, alcançaram o pleno de pódios:

Nos escalões jovens, vitórias para Inês Pedro (D12), Juliana Pedro (D16) e João Pedro (H18), com Laura Soares a ser terceira em D14.

Nos seniores, Sílvia Vaz foi segunda em Damas B.

Em veteranos, vitória para Sandra Florentino em D50 e dobradinha nos escalões 40, com Tania Agostinho e Ângela Pedro nos lugares mais altos do pódio de D40 e Paulo Silveiro e Nuno Pedro a fazer o mesmo em H40!!!

Coletivamente, apesar de não terem sido atribuídos prémios, o clube alcançou o terceiro lugar entre quinze equipas em prova, com os dois primeiros lugares a serem conquistados pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, se S. Brás de Alportel e pelo COALA, resultados que refletem o trabalho incansável de promoção da modalidade nas escolas, desenvolvido pelo clube da Costa Alentejana!

Campeonato Nacional de Rogaine

Dois pódios para atletas do CAOS...


Santiago do Cacém acolheu mais a sétima edição do Rogaine da Costa Alentejana, prova pontuável para a Taça de Portugal de Rogaine e que, este ano, atribuiu os títulos nacionais desta disciplina.

A prova, organizada pelo Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano, contou com a participação de cerca de centena e meia de atletas.

O CAOS esteve presente com três atletas:

Tânia Agostinho sagrou-se campeã nacional no escalão de elite mista, participando com José Domingos (CPOC).

Em veteranos femininos, Sandra Florentino e Sílvia Vaz alcançaram o segundo lugar...

domingo, 13 de outubro de 2024

CN Sprint e Mass Start Ori-BTT

 Cinco títulos nacionais para os jovens do CAOS...


A orientação em BTT regressou às florestas da aldeia de Casal dos Bernardos, uma década e meia depois do CAOS aí ter realizado o campeonato Ibérico e os Campeonatos Nacionais de 2009.
Desta feita, a prova esteve a cargo da Associação Recreativa Bernardense, com o apoio técnico (e cedência de utilização dos mapas) do CAOS.

A prova contou com a presença de uma centena de atletas, com o CAOS a ser representado por seis atletas.

No Campeonato Nacional de Sprint, os nossos jovens sagraram-se campeões nacionais sem oposição, com Inês Pedro em D13, Juliana Pedro, em D15 e Gabriel Lopes em H15.

No Campeonato Nacional de Mass Start, novos títulos para as nossas jovens, Inês Pedro, em D13 e Juliana Pedro em D15, com Ângela Pedro a ser vice-campeã em D45.

Norman Jones foi terceiro em ambas as etapas, mas, por ter nacionalidade inglesa, não é elegível para títulos nos campeonatos nacionais...

Coletivamente, o CAOS alcançou o sexto lugar entre 17 clubes em competição.

domingo, 6 de outubro de 2024

Campeonato Nacional de Knock Out Sprint

 Irina Soares repete presença na Final!


A cidade de Barcelos acolheu a segunda edição do Campeonato Nacional de Knock Out Sprint, num fim de semana que incluiu ainda uma etapa da Taça de Portugal de Sprint e em que o CAOS esteve presente com 16 atletas.

As qualificatórias decorreram na manhã de sábado, com oito atletas do CAOS a alcançarem o apuramento para as eliminatórias, superando largamente o registo da edição de 2023, em que apenas três dos nossos atletas lograram esse apuramento.

Nos Quartos de Final, os quatro atletas masculinos do clube foram eliminados, com a curiosidade de três deles terem competido na mesma série (passavam os três melhores de cada série de seis).

Nos femininos, o clube registou 50% de sucesso, com Irina Soares a vencer a 5.ª série e a repetir o apuramento alcançado em 2023, e Juliana Pedro a ser segunda na 3.ª série, melhorando o registo do ano anterior.

Nas meias finais, sorte diferente para as nossas atletas: Juliana, foi quarta na série 2, sendo eliminada enquanto Irina Soares foi segunda na série 3, logrando o apuramento para a final onde alcançou o 5.º lugar.

Na etapa da Taça de Portugal de Sprint, os nossos atletas alcançaram 12 lugares de pódio:

  • Nos escalões abertos, Cristina Pereira foi segunda no percurso Vermelho, enquanto Madalena Silveiro alcançou igual resultado no percurso Branco.
  • Nos escalões veteranos, vitória para Paulo Silveiro em H40, Ângela Pedro foi segunda em D40 e em D50, Tatiana Melnikova foi segunda e Marina Carrilho foi terceira.
  • Nos escalões jovens, Dinis Lopes e Inês Pedro venceram em H20 e D12, com Juliana Pedro a ser segunda em D16.
  • Nos escalões seniores, vitórias para Irina Soares em Damas Elite, José Martinho Silva em H21A e Rita Coelho em D21A.

domingo, 29 de setembro de 2024

Ori-BTT do COA

A aldeia de Mouriscas, em Abrantes, acolheu a quinta etapa da Taça de Portugal de Orientação em BTT, numa competição que, a juntar ao decréscimo de praticantes que tem vindo a conhecer, ainda teve a concorrência do Porto City Race, agendado para a mesma data, que em muito contribuiu para o registo de apenas sete dezenas de inscritos.
O CAOS esteve presente com dois atletas, com Tiago Lopes a participar apenas na primeira etapa, ficando-se pelo 14.º lugar em Veteranos Masculinos 2, enquanto em Veteranos Masculinos 4 Norman Jones alcançou o quinto lugar.
Coletivamente,  o CAOS foi 12.º entre 16 clubes presente.

Porto City Race


Decorreu nos dias 28 e 29 de setembro mais uma edição da prova Porto City Race, que levou os orientistas a percorrer as ruas da cidade do Porto em três etapas: um sprint na Quinta da Pasteleira,  um sprint noturno na foz velha e a etapa do circuito Portugal City Race, na zona da Boavista.
O CAOS esteve representado na prova por Tatiana Melnikova, que depois de uma prestação modesta nas etapas de sábado, com um quarto lugar na etapa da tarde e um "MP" na noturna, registou uma boa performance na etapa de domingo, alcançando o segundo lugar numa etapa dominada pela sua compatriota Ekaterina Stepanchenko.

sábado, 28 de setembro de 2024

Orientação na MOV.ONIC@

 


Decorreu hoje, no Parque de Jogos 1.º de Maio do INATEL, em Lisboa a MOV.ONIC@ -  no âmbito do dia nacional de movimento e atividade física para pessoas com doença crónica, uma organização da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde que contou com a presença de mais de meia centena de instituições.

A atividade pretendeu dar aos utentes "Uma verdadeira experiência sensorial: passear, correr, fazer jogos, dançar, relaxar, fazer rastreios, experimentar alimentação saudável. Tudo para a pessoa com doença crónica, dos mais novos aos mais velhos."

Na sequência do desafio lançado pela Saúde Sul, o CAOS esteve presente, levando a orientação a novos potenciais praticantes, numa ótica de fomento da saúde através da atividade física.

O clube disponibilizou três percursos de mazze orienteering e um percurso de orientação formal pelo parque...

A atividade registou a realização de cerca de cinquenta percursos realizados por pessoas entre os quatro e os 78 anos...

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Gala do Desporto de Sintra


Mais uma vez a Câmara Municipal de Sintra reconheceu, em cerimónia pública, os títulos conquistados pelos clubes de Sintra e pelos atletas residentes no concelho.

O CAOS esteve presente, colocando a orientação entre os muitos desportos da noite!


 

Apesar de, por não terem residência em Sintra, não terem sido incluídos na cerimónia os títulos individuais alcançados, queremos aqui fazer justiça aos feitos dos nossos atletas na época de 2023, deixando um público reconhecimento que lhes é devido!!!

sábado, 21 de setembro de 2024

Treino de Knock Out Sprint


A Palmela Desporto promoveu, na manhã deste sábado, uma atividade de treino específico de orientação com vista à preparação para o Campeonato Nacional de Knock Out Sprint.

O CAOS aproveitou a oportunidade e esteve presente com oito atletas.

O treino foi desenhado no modelo do KO Sprint, com quatro etapas sucessivas, realizadas com partida e chegada junto ao castelo de Palmela...





Parabéns à Palmela Desporto pela iniciativa e obrigado pelo convite!

Curso de Cartografia I

CAOS aposta forte na formação...


Está a decorrer o curso de Cartografia - Nível 1 da Federação Portuguesa de Orientação.

O CAOS, seguindo a sua estratégia de capacitação dos seus agentes desportivos, tem vindo a promover a frequência deste tipo de ações de formação, quer para efeitos de incrementar a capacidade organizativa do clube, quer para potenciar o desenvolvimento técnico dos seus atletas.

Nesta edição participam dez sócios do CAOS, sendo sete atletas federados do clube, dois sócios federados por outros clubes e um sócio que, não tendo a filiação renovada, se encontra a realizar um fantástico trabalho de promoção e desenvolvimento da modalidade na Ilha de S. Miguel - Açores!!!

1.º Rogaine de Lucefecit

Tânia Agostinho em segundo no escalão Absoluto Misto!!


A freguesia de Terena, no município do Alandroal acolheu o 1.º Rogaine de Lucefecit, terceira etapa da Taça de Portugal de Rogaine que contou com a presença de 60 atletas, integrando 26 equipas.

A nossa atleta Tania Agostinho integrou a equipa CPOC/CAOS que, competindo no escalão Absoluto Misto Pedestre alcançou o segundo lugar....

domingo, 15 de setembro de 2024

Vila Franca de Xira City Race

Quatro atletas do CAOS no pódio...

Vila Franca de Xira acolheu mais uma etapa do circuito Portugal City Race, numa organização da Associação da Força Aérea Portuguesa que contou com a presença de uma centena de atletas.

O CAOS participou com 23 atletas, que alcançaram quatro lugares de pódio:


Nos escalões jovens, Juliana Pedro venceu em Juvenis e Inês Pedro, no escalão de Formação.
Em Veteranos Femininos I, Tânia Agostinho venceu e Tatiana Melnikova foi segunda, repetindo o pódio do dia anterior...

sábado, 14 de setembro de 2024

Minde City Race

CAOS alcança segundo lugar coletivo...

O Clube de Lazer, Aventura e Competição levou os orientistas até à Serra de Aire para disputar o Minde City Race, prova de orientação urbana pontuável para o circuito Portugal City Race e para o Ranking Regional do Centro.

O CAOS participou nesta prova com onze atletas, tendo conquistado o segundo lugar coletivo!

Individualmente, os nossos atletas conquistaram quatro pódios:

Em Veteranos Femininos, Tânia Agostinho venceu e Tatiana Melnikova foi segunda.

Juliana Pedro venceu em Juvenis Femininos

Inês Pedro foi terceira no escalão de Formação

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Troféu de Orientação do Minho

 Treze atletas do CAOS em lugares de pódio!!!

 

O município de paredes de Coura foi palco de mais uma prova de orientação pedestre, numa organização do Clube de Orientação do Minho que contou com a presença de duas centenas e meia de atletas.

A competição incluiu duas etapas, com a magnífica floresta da paisagem protegida de Corno do Bico a acolher uma etapa de distância média pontuável para a Taça de Portugal Pedestre e a Vila de Paredes de Coura a receber o Campeonato Nacional de Estafetas de Sprint.

O CAOS esteve presente com 22 atletas, com o clube a alcançar pecúlios radicalmente distintos nas duas etapas...

Na etapa de distância média os nossos atletas alcançaram um brilhante registo de 13 pódios:

Nos escalões de Formação, Inês Pedro foi terceira em D12;

Nos escalões jovens, vitórias para Juliana Pedro, em D16 e Dinis Lopes em H20, com Gabriel Lopes a ser segundo em H16;

Nos escalões veteranos, vitórias de Tiago Lopes em H45, Lídia Santana em D45 e Nuno Pedro, em H40, escalão onde Paulo Silveiro fez segundo. Tatiana Melnikova foi segunda em D50;

Nos escalões seniores, três atletas no pódio de Damas Elite, com Cristina Pereira em terceiro, Marta Fonseca em quarto e Irina Soares no quinto lugar, enquanto em H21A, José Silva foi terceiro... 


Na competição de Sprint Relay, o clube participou com cinco equipas, mas as expetativas foram goradas por várias desclassificações. Como balanço final, apenas as duas equipas em competição no escalão de seniores se classificaram, respetivamente, com o quarto e o sexto lugares.

domingo, 4 de agosto de 2024

Figueira da Foz City Race

 


A cidade da Figueira da Foz acolheu mais duas etapas do circuito Portugal City Race, num evento que homenageou o atleta figueirense Jorge Faria, falecido em 2021.

A prova contou com a participação de duas centenas de atletas.

O CAOS esteve presente com seis atletas, tendo alcançado três pódios, com Marta Fonseca em segundo em Seniores Femininos e Tatiana Melnikova e Pedro Pereira a serem terceiros, respetivamente em Veteranos Femininos I e Formação.

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Silva O Camp

Três jovens do CAOS estiveram a treinar na Chéquia...


No âmbito da aposta do clube na formação técnica das suas jovens promessas, três jovens do CAOS tiveram a oportunidade de participar no Silva O Camp, o mais prestigiado campo de treinos de orientação a nível internacional, que decorreu em Vidnava, no leste da Chéquia, entre os dias 21 e 28 de julho.


Este projeto, com mais de duas décadas, consiste num modelo de acampamento juvenil, focado no treino técnico de orientação, mas sem descurar o convívio entre os jovens, promovendo também a troca de experiências entre os técnicos que enquadram os grupos de treino.

O campo contou com a presença de duas centenas e meia de jovens, provenientes de dez países, com idades entre os 8 e os 16 anos e com elevada heterogeneidade técnica, que ia desde alguns jovens de nível internacional, altamente focados no seu desempenho técnico, passando por jovens promissores que constituem segundas linhas das respetivas seleções (como era o caso dos espanhóis), mas também por muitos a dar os primeiros passos na modalidade ou a procurar reforçar a sua aprendizagem... 

Curioso foi constatar a forte presença de jovens de países como Israel, Turquia e Ucrânia, reflexo num forte investimento destes países na formação de base dos seus jovens...

O programa incluiu dez sessões de treinos técnicos específicos, diversas atividades desportivas e de convívio e três etapas de cariz competitivo que integraram a Silva Cup 2024, sendo uma de distância média tradicional, uma de sprint urbano e a terceira, de distância média, em chasing start.

Neste particular, João Pedro viu-se afastado da luta pelo pódio em M18 ao sofrer uma entorce na primeira etapa, que acabou por condicionar todo o estágio. 
Gabriel Lopes saltou um ponto de controlo na ultima etapa, quando defendia um resultado interessante, a meio da tabela do escalão M16. 
Em W14, Juliana Pedro, depois de uma prestação modesta na primeira etapa (13.ª) e de um resultado muito abaixo do seu potencial no sprint (17.ª) revelou toda a sua garra na etapa final, onde, partindo do décimo terceiro posto, conseguiu recuperar sete posições, para cortar a meta na sexta posição da geral, entre 48 atletas (e com o quarto registo da etapa)...

domingo, 28 de julho de 2024

Urbasa O-Tech e Liga Norte

Três atletas do CAOS treinaram e competiram no norte de Espanha...


O CAOS esteve novamente presente no Urbasa O-Tech, campo de treino técnico de orientação organizado pelo Club Deportivo Navarra no Parque Natural de Urbasa e Andía, em Navarra.

Além de aproveitarem para melhorar alguns aspetos técnicos nos exigentes terrenos cársticos desta região, os nossos atletas tiveram ainda a possibilidade de competir nas duas etapas pontuáveis para a Liga Norte de Espanha.

Em termos de resultados, Dinis Lopes foi sexto em M20, enquanto que Ângela Pedro foi 11.ª entre 54 atletas no escalão F45.

No escalão de formação, com percursos de exigência técnica pouco comuns para a realidade nacional e a competir num escalão misto de uma classe etária superior, Inês Pedro demonstrou bastante resiliência, concluindo as duas etapas com um tempo total de 1:59:46 (o vencedor fez 1:00:25), classificando-se na 24.ª posição entre 36 atletas em prova.

domingo, 21 de julho de 2024

OO Cup 2024

Dez atletas do CAOS competiram nos desafiantes terrenos do AIN...


Depois de ter marcado presença com cinco atletas na edição de 2023 na Eslovénia, o CAOS reforçou a sua participação na edição deste ano, que decorreu no Plateau de Retord, na região de Haut Valromey, no leste de França.

A prova, disputada, como já é tradição, em terrenos tecnicamente muito desafiantes, constituiu mais uma oportunidade para os nossos atletas desafiarem as suas capacidades e para os nossos jovens vivenciarem experiências competitivas em terrenos bastante diversos e perante adversários de nível muito superior.

Na vertente competitiva, os nossos atletas corresponderam à expetativas, com classificações a meio da tabela, sendo de destacar as classificações de Lídia Santana, 37.ª entre 130 atletas no escalão de W50 e Nuno Pedro,  36.º/107, em M45, ambos com resultados à beira do primeiro terço dos respetivos escalões.

Entre os outros atletas nacionais, destaque para a brilhante prestação de Vasco Mendes do ADN Sesimbra, que nos acompanhou nesta aventura, e que conquistou um fenomenal 5.º lugar no escalão M21E, entre uma centena de atletas em competição.

Em 2025 a prova irá decorrer em Itália (Udine) e na Eslovénia e o CAOS promete voltar a marcar presença...