domingo, 6 de novembro de 2022

Campeonato do Mundo de Júniores - JWOC 2022

Dinis Lopes entre a elite mundial de Juniores, onde Pedro Lagarto conquistou um histórico 27.º lugar.

Pela segunda vez no mesmo ano, os magníficos terrenos de Aguiar da Beira receberam os melhores juniores do mundo, num evento de alto nível...

Depois de em julho o elevado risco de incendio associado a uma onda de calor ter cancelado as provas de floresta, obrigando a organização a adaptar o programa em tempo recorde e a integrar, pela primeira vez, uma estafeta de sprint como competição oficial, a segunda parte do JWOC decorreu no início de novembro, com as competições de floresta.

Portugal participou com uma seleção de oito atletas:

Nos masculinos, participaram Vasco Mendes (GDU Azoia), André Roberto (COC), Pedro Lagarto (CLAC), Rodrigo Lima (A Montanha) e Dinis Lopes (CAOS).

Nos femininos, Mariana São Bento (A Montanha), Leonor Ferreira (GDU Azoia) e Joana Canana (GDU Azoia).

Na prova de distância média, que contou com 126 atletas masculinos e 113 femininas, o destaque vai para dois resultados na primeira metade da tabela, com Pedro Lagarto em 62.º e Vasco Mendes num interessante 44.º, a 4:06 do vencedor, o húngaro Zoltan Bujdoso. Em femininos, sagrou-se campeão do mundo a sueca Hanna Lundberg.


Na prova de estafetas, Portugal participou com duas equipas, tendo alcançado o 19.º lugar entre 28 países, a 20 minutos da Suécia e o 20.º lugar entre 22 países, a mais de uma hora da Suécia, que se sagrou campeã do mundo em ambos os escalões. 


Na distância longa a sueca Hanna Lundberg fez o pleno ao conquistar novo título mundial, amealhando três medalhas de ouro. Na prova masculina, novo título para a Suécia, através de Noel Braun, com Portugal a alcançar mais dois lugares na primeira metade da tabela, desta vez, com Vasco Mendes em 58.º e com Pedro Lagarto a conquistar um histórico 27.º, a onze minutos do vencedor.

Sem comentários:

Enviar um comentário