Foto por: Isabel Saraiva |
Decorreu no passado fim de semana, entre 25 a 27 de janeiro, em Aguiar da Beira, a primeira prova da "Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre", uma organização do Ori-Estarreja.
O evento decorreu em três etapas (sprint, longa e média) e, segundo dados da organização, contou com a participação de 702 atletas, entre os quais, 195 estrangeiros, provenientes de 20 países.
Mapa de Dornelas - etapa de Sprint |
A etapa de sprint, pontuável para o ranking mundial de orientação pedestre, nos escalões de elite, decorreu no dia 25 de janeiro, sexta-feira, na aldeia de Dornelas, e contou com 222 participantes, na sua maioria estrangeiros e com especial incidência nos escalões de elite.
Como se disputou num dia de semana e não pontuava para a Taça de Portugal, o CAOS não se fez representar nesta etapa.
Mapa de Aguiar da Beira |
Disputou-se no mapa de Aguiar da Beira Norte, com partidas e chegadas junto à aldeia do Pinheiro e presenteou os atletas com percursos bastante exigentes quer ao nível físico, quer a nível técnico, uma vez que, para além das opções de navegação inerentes a uma competição de distância longa, era exigido aos atletas uma permanente ligação ao mapa na zona dos pontos...
Como especial aliciante tivemos a possibilidade de assistir na arena ou pela internet às opções dos principais atletas dos escalões elite, que competiram equipados com um sistema GPS que atualizava a sua posição no terreno...
O CAOS fez-se representar por 9 atletas, 7 em escalões de competição e 2 nos escalões de formação sendo que esta prova marcou a estreia do David Ramos como atleta federado...
Os resultados dos nossos atletas nesta etapa ficaram, no geral, aquém das espetativas, destacando-se pela positiva Angela Ayres, que venceu em D21B e João Carrilho, que, com o 6.º tempo em H45, se classificou como o primeiro atleta nacional no escalão.
A última etapa, de distância média, contou com a presença de 566 atletas e voltou a ser disputada no mapa de Aguiar da Beira Norte.
Ao contrário do dia anterior, esta etapa correu de feição aos nossos atletas. Para além de Ângela Ayres e João Carrilho que repetiram as performances da véspera, Também Tiago Lopes e Lídia Santana alcançaram resultados de relevo, ao obterem o segundo tempo do dia nos respetivos escalões. O Tiago, em H40, terminou com o melhor tempo entre os atletas nacionais do escalão, a 2 minutos do Sueco Erik Bengtsson, enquanto a Lídia concluiu o seu percurso a escassos 2 segundos de Anabela Vieito.
Na classificação geral, Ângela Ayres classificou-se em primeiro lugar no seu escalão, enquanto João Carrilho e Lídia Santana ficaram à beira do pódio, respetivamente, em H45 e D40 e Tiago Lopes foi 5.º em H40.
Ângela Ayres - 1ª em D21B (Foto de Isabel Saraiva) |
Coletivamente, o CAOS classificou-se no 24.º lugar entre 85 clubes participantes, com uma pontuação total de 742,35 pontos, que lhe conferiu o 14.º lugar entre os 28 clubes nacionais.
A próxima prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre terá lugar em Mora, nos dias 16 e 17 de fevereiro. Mais informações em http://www.cpoc.pt/
Consulte toda a informação, mapas e resultados aqui
Fotos dos nossos atletas
Veja todas as fotos dos autores: +Aguiar da Beira; Carlos Garcia; Isabel Saraiva