sexta-feira, 16 de julho de 2010

Campeonato do Mundo de Ori-BTT - Final de Distância Longa

Sexta Feira, 16 de Julho, dia de grandes decisões com a prova rainha: a Final de Distância Longa. Os 60 melhores atletas masculinos e as 57 atletas femininas competiram pelo título mais cobiçado.


Com percursos bastante exigentes, como comprovam os 38,1 km com 1250 metros de desnível acumulado para os seniores masculinos, a prova disputou-se num mapa de 40 Km2 com limite sul em Carvalhelhos e limite norte na barragem do Alto Rabagão (centro do evento em Morgade).

Em seniores masculinos, o grande vencedor foi o Russo Anton Foliforov com 1:53:02, deixando o Australiano Adrian Jackson em segundo com 1:55:05 e o Dinamarquês Erik Knudsen em terceiro com 1:56:03.

A grande sensação do dia foi o jovem luso Davide Machado que confirmou as indicações deixadas no apuramento ao obter um fantástico 7º lugar, melhor resultado de sempre de um atleta português, a 7:25 do vencedor.


Em seniores femininos, a suiça Christine Schaffner bateu a Russa Ksenia Chernykh e a Finlandesa Marika Hara, completando os 30,2 km em 1:54:05.

Nos escalões juniores, dois cenários totalmente distintos: enquanto que no sector feminino, a Russa Olga Vinogradova bateu claramente todas as adversárias, deixando a mais de 5 minutos a Hungara Brigitta Koos e a quase 10 minutos a Norueguesa Barbro Kvale, no sector masculino, assistiu-se a uma acesa disputa até aos ultimos segundos, com Finlandês Pekka Niemi a completar os 31 km em 1:46:00, batendo por um segundo o Polaco Vojtech Stransky . Apesar de uma violenta queda, o Checo Vojtech Stransky obteve o 3º lugar a 3 minutos do líder...

A encerrar o Campeonato do Mundo de Orientação em BTT, disputa-se amanhã, em Montalegre, a prova de estafetas...



Galeria de Honra

Com 3 pódios:

Adrian Jackson, da Austrália, 1º, 2º e 2º em Seniores Masculinos;
Barbro Kvale , da Norouega, 2ª, 2ª e 3ª em Juniores Femininos.

Com 2 pódios:
Olga Vinogradova, da Rússia, 1ª na Média e na Longa, em Juniores Femininos;
Pekka Niemi, da Finlândia, 1º na Média e na Longa, em Juniores Masculinos;
Christine Schaffner, da Suiça, 2ª no Sprint e 1ª na Longa, em Seniores Femininos;
Anton Foliforov, da Rússia, 3º no Sprint e 1º na Longa, em Seniores Masculinos;
Krystof Bogar, da Republica Checa, 3º no Sprint e 2º na Média, em Juniores Masculios;
Marika Hara, da Finlândia, 3ª na Média e na Longa, em Seniores Femininos;

Sem comentários:

Enviar um comentário