domingo, 27 de outubro de 2024

Campeonato Ibérico Feminino

Tânia Agostinho é vice-campeã Ibérica, Marina Carrilho foi terceira...


Loulé foi palco da edição de 2024 do Campeonato Ibérico Feminino de orientação pedestre, prova pontuável para a Taça de Portugal Pedestre e para a Taça de Portugal de Sprint e que contou com a participação de cinco centenas de atletas.

O CAOS esteve presente com 24 atletas.

No que diz respeito aos resultados do Campeonato Ibérico, o destaque vai para o segundo lugar de Tânia Agostinho em D40 e para o terceiro de Marina Carrilho em D50.

Relativamente à classificação do II Troféu Ori Loulé, os nossos atletas alcançaram sete pódios:

Nos escalões de formação, Inês Pedro e Madalena Silveiro foram segundas, respetivamente em D12 e no percurso Branco.

Nos jovens, Dinis Lopes foi segundo em H20.

Nos veteranos, Arlindo Varela (H35), Tânia Agostinho (D40) e Tatiana Melnikova (D50) alcançaram o segundo lugar.

Em Damas Elite, Irina Soares foi quinta, fechando o pódio do escalão.

Coletivamente, o clube alcançou o quarto lugar, num ranking liderado pelos espanhóis do COMA - Málaga.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

CISM - 52.º Campeonato Mundial Militar

 Duas atletas do CAOS no palco mais alto da orientação militar!

O 52.º Campeonato do Mundo Militar de Orientação disputou-se em Cartagena, Espanha, entre os dias 16 e 22 de outubro.
Portugal esteve em competição com onze atletas numa delegação chefiada pelo Tiago Lopes e que contou  ainda com as nossas atletas Irina Soares e Marta Fonseca.


Da participação nacional realce para o oitavo lugar na prova de Sprint Relay, na estreia oficiosa desta especialidade  nos campeonatos militares e para o sexto lugar coletivo da equipa feminina.

As nossas atletas alcançaram classificações na primeira metade da tabela classificativa:

domingo, 20 de outubro de 2024

Costa Alentejana Sprint

 Pleno de pódios (dez) para os atletas do CAOS!

Vila Nova de Santo André foi palco de mais uma etapa da Taça de Portugal de Sprint.

O CAOS participou nesta competição com dez atletas que, aproveitando a baixa adesão de participantes, que não chegaram às oito dezenas, alcançaram o pleno de pódios:

Nos escalões jovens, vitórias para Inês Pedro (D12), Juliana Pedro (D16) e João Pedro (H18), com Laura Soares a ser terceira em D14.

Nos seniores, Sílvia Vaz foi segunda em Damas B.

Em veteranos, vitória para Sandra Florentino em D50 e dobradinha nos escalões 40, com Tania Agostinho e Ângela Pedro nos lugares mais altos do pódio de D40 e Paulo Silveiro e Nuno Pedro a fazer o mesmo em H40!!!

Coletivamente, apesar de não terem sido atribuídos prémios, o clube alcançou o terceiro lugar entre quinze equipas em prova, com os dois primeiros lugares a serem conquistados pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, se S. Brás de Alportel e pelo COALA, resultados que refletem o trabalho incansável de promoção da modalidade nas escolas, desenvolvido pelo clube da Costa Alentejana!

Campeonato Nacional de Rogaine

Dois pódios para atletas do CAOS...


Santiago do Cacém acolheu mais a sétima edição do Rogaine da Costa Alentejana, prova pontuável para a Taça de Portugal de Rogaine e que, este ano, atribuiu os títulos nacionais desta disciplina.

A prova, organizada pelo Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano, contou com a participação de cerca de centena e meia de atletas.

O CAOS esteve presente com três atletas:

Tânia Agostinho sagrou-se campeã nacional no escalão de elite mista, participando com José Domingos (CPOC).

Em veteranos femininos, Sandra Florentino e Sílvia Vaz alcançaram o segundo lugar...

domingo, 13 de outubro de 2024

CN Sprint e Mass Start Ori-BTT

 Cinco títulos nacionais para os jovens do CAOS...


A orientação em BTT regressou às florestas da aldeia de Casal dos Bernardos, uma década e meia depois do CAOS aí ter realizado o campeonato Ibérico e os Campeonatos Nacionais de 2009.
Desta feita, a prova esteve a cargo da Associação Recreativa Bernardense, com o apoio técnico (e cedência de utilização dos mapas) do CAOS.

A prova contou com a presença de uma centena de atletas, com o CAOS a ser representado por seis atletas.

No Campeonato Nacional de Sprint, os nossos jovens sagraram-se campeões nacionais sem oposição, com Inês Pedro em D13, Juliana Pedro, em D15 e Gabriel Lopes em H15.

No Campeonato Nacional de Mass Start, novos títulos para as nossas jovens, Inês Pedro, em D13 e Juliana Pedro em D15, com Ângela Pedro a ser vice-campeã em D45.

Norman Jones foi terceiro em ambas as etapas, mas, por ter nacionalidade inglesa, não é elegível para títulos nos campeonatos nacionais...

Coletivamente, o CAOS alcançou o sexto lugar entre 17 clubes em competição.

domingo, 6 de outubro de 2024

Campeonato Nacional de Knock Out Sprint

 Irina Soares repete presença na Final!


A cidade de Barcelos acolheu a segunda edição do Campeonato Nacional de Knock Out Sprint, num fim de semana que incluiu ainda uma etapa da Taça de Portugal de Sprint e em que o CAOS esteve presente com 16 atletas.

As qualificatórias decorreram na manhã de sábado, com oito atletas do CAOS a alcançarem o apuramento para as eliminatórias, superando largamente o registo da edição de 2023, em que apenas três dos nossos atletas lograram esse apuramento.

Nos Quartos de Final, os quatro atletas masculinos do clube foram eliminados, com a curiosidade de três deles terem competido na mesma série (passavam os três melhores de cada série de seis).

Nos femininos, o clube registou 50% de sucesso, com Irina Soares a vencer a 5.ª série e a repetir o apuramento alcançado em 2023, e Juliana Pedro a ser segunda na 3.ª série, melhorando o registo do ano anterior.

Nas meias finais, sorte diferente para as nossas atletas: Juliana, foi quarta na série 2, sendo eliminada enquanto Irina Soares foi segunda na série 3, logrando o apuramento para a final onde alcançou o 5.º lugar.

Na etapa da Taça de Portugal de Sprint, os nossos atletas alcançaram 12 lugares de pódio:

  • Nos escalões abertos, Cristina Pereira foi segunda no percurso Vermelho, enquanto Madalena Silveiro alcançou igual resultado no percurso Branco.
  • Nos escalões veteranos, vitória para Paulo Silveiro em H40, Ângela Pedro foi segunda em D40 e em D50, Tatiana Melnikova foi segunda e Marina Carrilho foi terceira.
  • Nos escalões jovens, Dinis Lopes e Inês Pedro venceram em H20 e D12, com Juliana Pedro a ser segunda em D16.
  • Nos escalões seniores, vitórias para Irina Soares em Damas Elite, José Martinho Silva em H21A e Rita Coelho em D21A.