quarta-feira, 27 de abril de 2011

CAOS é Vice-Campeão Nacional de Estafetas 2011

No dia 24 de Abril (Domingo de Páscoa), disputou-se em Sobrena - Cadaval a 3ª edição do Campeonato Nacional de Estafetas de Orientação em BTT.

Após uma presença residual em 2008 (Penela) e a participação na organização da 2ª edição (Ourém 2009), o CAOS fez-se representar com 2 equipas: Seniores Masculinos e Veteranos Masculinos I.
Equipas do CAOS antes da partida da Estafeta
José Henrique, Paulo Silveiro, Nuno Pedro, Tiago Lopes, Pedro Batista e Edmundo Pita
No mesmo mapa da prova de distância média, os primeiros a partir foram os atletas veteranos, com o CAOS a abrir com Edmundo Pita.
A performance do atleta foi prejudicada pelo desconhecimento do terreno (não competiu na véspera por problema mecânico) que o levou a escolher uma opção errada e a perder bastante tempo, passando o testemunho a José Henrique na última posição, a consideráveis 27 minutos da liderança. José Henrique efectuou uma prova regular, recuperando uma posição e ficando a aguardar o desempenho de Pedro Batista que, tendo saído da partida em massa, registou um excelente desempenho recuperando mais um lugar e classificando o clube na 5ª posição, a 50 minutos do clube campeão (ADFA).

Nos seniores, Paulo Silveiro abriu uma competição que se previa renhida... pelo 2º lugar, uma vez que, salvo algum imponderável, o Clube de Orientação do Centro que se havia sagrado campeão nacional nas três especialidades (Longa, Média e Sprint) era o claro favorito.
Como era de esperar, Paulo Alípio surgiu completamente isolado, passando o testemunho a Joel Morgado com uma vantagem de 5 minutos sobre o campeão nacional de sprint senior, Paulo Palhinha imediatamente seguido por Paulo Silveiro, com um desempenho notável.
A disputa prometia: pela Casa do Povo da Abrunheira o 2º atleta era Mário Marinheiro, também ele campeão nacional de sprint, mas em H40. Pelo CAOS, Nuno Pedro. A diferença era de meros 28 segundos.
Embora com percursos distintos, foram havendo alternâncias na liderança, com Mário Marinheiro a levar a melhor na recta final e a repor a diferença em 13 segundos.

A decisão vinha da partida em massa entretanto realizada, enquanto se aguardava a qualquer momento que Daniel Marques, único atleta a receber passagem de testemunho, concluísse a prova garantindo o título, como veio a suceder, com uma larga vantagem de 21 minutos...

No derradeiro percurso, a experiência de Tiago Lopes impôs-se à juventude do ainda Júnior João Palhinha, 3º no sprint e uma das promessas da Ori-BTT nacional.
Com um tempo de 51 minutos, e sendo o único atleta cujos tempos ombrearam com os da equipa campeã (COC), Tiago Lopes voltou a reviver grandes momentos, conquistando a prata para o CAOS, melhor resultado colectivo da história do clube no principal escalão nacional!!
Pódio do Campeonato Nacional de Estafetas 2011
Campeão: COC (Paulo Alípio, Joel Morgado e Daniel Marques)
Vice-campeão: CAOS (Paulo Silveiro, Nuno pedro e Tiago lopes)
3º: CP Abrunheira (Paulo Palhinha, Mário Marinheiro e João Palhinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário